Dia dos Pais

Aos meus amigos papais, aos papais dos meus amigos e aos e às pães (mãe e pai em uma pessoa só).

Ser pai não é tarefa simples quando a tarefa é assumida com seriedade, verdade, confiança, certeza, dignidade...

Mas não é tarefa difícil quando assumida (além dos atributos já citados) com amor, compreensão, carinho, doçura, encantamento, partilha, escuta, perdão, dedicação, crescimento, apoio, ternura...

Aos papais que com fé educam seus filhos e se educam com a partilha deles, a alegria do sorriso é sempre certa. Momentos de lágrimas, dor, dificuldade, sofrimento, tristeza, indignação, sustos, agonia, raiva existem. Mas, nada supera a correção desses momentos senão a atitude de amor. A agressão física, psicológica, verbal, entre outras, na intenção de corrigir aparentes falhas, é como cortar, a golpes de machado, uma árvore que não produz frutos maravilhosos. Ela produz sombra, frutos de acordo com o cuidado que recebeu, mas é ferida e morta pela perfeição que não ofereceu. Nada substitui o diálogo e a partilha, que são os elementos fundamentais para o crescimento e a alegria.

No relacionamento entre pais e filhos é imprescindível a presença de Deus. Deus é Amor, Dedicação, Auxílio, Paciência, Ternura, Compaixão, Verdade, Compreensão, Cumplicidade... com Deus na vida entre pais e filhos tudo caminha em bons caminhos. Deus é exemplo a ser seguido. Ouvir mais que falar; enxugar lágrimas mais que provocá-las; sorrir mais que acusar; acolher mais que afastar; amar mais que provocar tristeza; perdoar mais que exigir perdão. Nesse último ponto encontra-se uma atitude de suprema dignidade: perdão. É comum aos pais exigir que os filhos assumam erros e peçam perdão. Mas, e o exemplo que os filhos necessitam? É, repito, atitude de suprema dignidade o perdão. É maravilhoso assumir a postura de pedir aos filhos perdão pelas falhas cometidas, pela surra desnecessária, pela briga sem motivo, pela acusação sem direito a explicação... o perdão é vital na vida, principalmente entre pais e filhos e filhos e pais. Tenham a humildade de olhar para seus filhos e pedir perdão, assuma que também erra, se engana. Todos necessitam perdão, todos necessitam experimentar a humildade de pedir por ele. Dizer que ama também é fundamental, mas para amar é preciso perdoar sempre, e manifestar isso, pois o perdão é atitude de amor.

Aos meus amigos pais, aos pais dos meus amigos e aos e às pães, que Deus seja sempre em suas vidas e em suas atitudes. Aos filhos, que Deus seja sempre em suas vidas e em suas atitudes também... que outra coisa eu poderia desejar aos filhos senão o mesmo que desejo aos pais?!

É isso. Deus nos guarde e nos Sorria.

Toninho Miguel
Enviado por Toninho Miguel em 07/08/2010
Código do texto: T2423951
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.