Sobre o inferno

Você seria capaz de ver seu filho sofrendo tormentos inimagináveis e tendo o poder de socorrê-lo, não fazê-lo? Creio que mesmo não sendo um pai, mesmo sendo um estranho a ele, e mesmo sabendo que aquele ser cometeu “pecados”, que não andou no caminho correto, você diante dessa situação, iria, em um ato de humanidade, de misericórida, ir ao seu socorro. Mesmo sendo um ser humano imperfeito, ainda sim, provavelmente, seu coração iria lhe dizer que aquilo não era correto, e ainda mais, era um ato de vingança, de impiedade e de ódio. Agora imagine que nós, sendo seres imperfeitos, com sentimentos inferiores e ainda ignorantes na senda da vida, ainda teríamos,(pelo menos uma parcela significativa de nós) piedade, piedade, compaixão diante de alguém que está sendo torturado, mesmo que essa pessoa tenha cometido atos pecaminosos.

Esta é a questão, seres humanos tendo piedade, mas o próprio Deus, possuidor do poder e inteligencia suprema, sendo impiedoso e condenando aqueles que nele não acreditam, ao inferno, a uma eternidade de sofrimento. Como é possível se creer em um Deus desses, um Deus invejoso, um Deus cheio de ódio, um Deus possessivo? E como pode um pai, ser feliz no paraíso, sabendo que seu filho está condenado ao inferno? e sabendo que Deus tendo o poder de salvá-lo, o deixa a merçe do demônio para que faça o que dele quiser? Sequer um ser imperfeito deixaria seu filho na rua, sabendo que este se arrependera, mesmo que tarde, de seus atos, se não existe tempo para o coração de um pai, existiria tempo para o coração eterno de Deus?. Um verdadeiro pai sempre se sentiria mau e infeliz ao saber que seu filho está a sofrer, e portanto a felicidade desse pai seria impossível, assim como o paraíso para ele seria ainda pior do que se estivesse no inferno. Não tenho dúvidas que ele preferiria sofrer estando ao lado do filho, do que sofrer distante dele. Um Deus que coage seus filhos, não é justo e muito menos bondoso, é sim, um figura robuscada e forjada pelas mentes humanas que insistem em concentrar o poder em suas mãos, que não desejam a evolução dos seres e sim apenas perpetuar os seus impérios e sustentar seus caprichos e preconceitos.

Se Deus existe, e acredito que sim, ele não se assenta em nenhuma religião, porque a religião provém do homem, todas elas, e são tão frágeis que não se sustentam, se modificam à medida que se tornam incompatíveis com a sociedade em que elas estão presentes. Portanto, se queremos respostas, não podemos nos acomodar em dogmas, em preceitos que apenas devem servir como um ponto de partida, mas nunca como nossas bases ou como verdades irrevogáveis. Deus é Deus, e o homem não pode falar por ele, e nem fazer dele a imagem que queira, a sua própria, isso é de uma arrogância sem medida. Inferno, Paraíso? Prefiro evolução...