INCOMPROMETÊNCIA

“INCOMPROMETÊNCIA”

Está certo, antes mesmo que alguém diga “essa palavra não existe”, eu explico que realmente foi inventada. Meu filho disse um dias desses na brincadeira e fiz dela um gancho para entrar num assunto que INcomoda.

Estamos às vésperas das eleições e vez por outra escuto alguém dizer:

- Ah, não vou votar em ninguém, ninguém merece meu voto.

- Eu que não vou dar o gosto a esses.... E por aí vai.

É fácil essa decisão. Lavar as mãos é fácil, não ter compromisso é fácil, não querer saber de nada é mais fácil ainda, mas não é bem por aí que a coisa vai andar. Está certo, muitos, mas muitos mesmo decepcionaram e vão continuar a decepcionar sim, sem dúvida, mas não são só os políticos. Enfatizo aqui que a decepção é com o ser humano que, político ou não, sempre haverá os bons e os ruins, em qualquer área e em qualquer situação. Sempre existirá o bom e o mal caráter, independente do que faça na vida.

O que quero dizer é que a nossa obrigação como eleitores é de VOTAR.

Temos o direito de votar. Acho que ainda há tempo para nos informarmos sobre quem é quem, sobre quem fez o que, enfim, se existir o “compromisso” da sociedade em querer também que as coisas mudem é preciso ser mais ativo, mais atuante, acompanhar de perto em quem votamos e com isso ajudar a mudar o que achamos estar errado.

Compreendo os que me leem agora e dizem que escrever, assim como falar é fácil. Mas insisto, não tomar posição é ainda mais fácil. Dizer que “só tem ladrão” também. Tem e sempre terá os aproveitadores, os disfarçados, os descompromissados, os traiçoeiros, os que só querem apenas se aproveitar da situação e etc, etc, etc. Mas como disse, tem em qualquer lugar e em qualquer posto, neste caso estamos falando dos seres humanos em geral. Portanto, não pequemos por omissão, na pior das hipóteses há o menor dos males.

Não é fácil governar, não é fácil agradar a todos e é por isso que acredito que existem muitos políticos bem intencionados. Em caso de dúvidas, procure acompanhar, procure saber a história de cada um. Não através do que dizem nas campanhas, mas o que realmente tem feito, quais os posicionamentos que tem tomado e o grau de compromisso com a palavra que tem demonstrado.

É conhecendo que formamos opiniões. Ignorância (no exato sentido de ignorar) é algo que cega, que faz com que as pessoas repitam o que ouve ou o que vêem sem opinião formada, simplesmente por desconhecer fatos, desconhecer a história desde o princípio.

Informação é tudo.

INCOMPROMETÊNCIA pra mim é a incompetência de comprometer-se. Isso para ambos os lados. Eles tem compromissos conosco, mas nós temos compromissos com o que fazem por nós, pela nossa cidade, pelo nosso estado, pelo nosso país.

Vamos lá, ainda há tempo de repensar conceitos e decidir, nosso voto é a nossa voz, mas lembrem-se, o conhecimento acerca dos que nos representam é o que realmente pode fazer a diferença.

A competência deve-se fazer em todos os sentidos para uma vida melhor e não há competência sem compromissos. Deixem que assumam os deles, mas faça a sua parte na história.

(Taciana Valença)

TACIANA VALENÇA
Enviado por TACIANA VALENÇA em 22/08/2010
Código do texto: T2452652
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.