Tudo em excesso faz mal

“Tudo em excesso faz mal”, será? Não concordo. Mas porque cargas d’agua todos deveriam concordar comigo. Nunca fui melhor do que ninguém.
 
Mas mesmo assim ouso discordar da frase “tudo em excesso faz mal”...
 
É um erro matemático fazer deduções sem comprovação. Não é porque calor em excesso faça mal, frio em excesso faça mal, comida em excesso faça mal, até água em excesso faça mal que podemos ingenuamente dizer que tudo em excesso faça mal.
 
Não é porque todo o cisne que eu conheço seja branco que posso afirmar que todo cisne seja branco.
 
Com certeza existem fatos que mesmo em excesso não fazem mal, alguns deles inclusive fazem tão melhor quanto mais existir.
 
O maior deles é o AMOR. Nunca AMOR em excesso fez mal... Pelo menos enquanto for amor verdadeiro e sincero. Não devemos confundir Amor com posse, ciúme, paixão ou qualquer outra coisa que não o AMOR, porque aí sim, em excesso fazem mal. O Amor enquanto sentimento sincero jamais fará mal porque existe em excesso.
 
Poderia enumerar outros muitos, mas ficaria com apenas alguns, sendo o AMOR o maior deles, incluiria: Caridade, Fraternidade, Ética, Justiça, Amizade, Respeito, Sinceridade, Dignidade... O engraçado é que em todos estes, o AMOR é um dos seus sustentáculos vitais.

Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 01/09/2010
Reeditado em 01/09/2010
Código do texto: T2471532
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.