O que a prova pode provar?

Chega-me o sujeito que se diz professor:

- Meu caro, precisamos fazer um seminário sobre avaliação urgentemente para dizer aos estudantes o que é avaliação. Meus alunos não estão querendo mais fazer prova.

Meio atordoado com a abordagem sem pé, nem cabeça, assenti que, sim, poderíamos discutir o assunto.

O "professor" se foi e eu fiquei pensando: Para que serve uma prova?

Ora, numa pedagogia conteudista e que aposta na assimilação como sinônimo de acúmulo de dados e informações na memória pelo estudante, uma prova que cobra de volta o conteúdo "dado" em sala de aula, não faz mais que provar a capacidade de memorizar.

Ora, aprendizagem como sinônimo de retenção já está há tempos superada. O desafio de hoje é trabalhar os conteúdos curriculares na perspectiva de propiciar ao estudante a compreensão do que é estudado.

A verdade é que o que é decorado acaba esquecido, enquanto que o que é compreendido se torna uma marca vitalícia em nossa cognição.

Mas vá alguém falar isso com aquele "professor"...

No fundo, ele prestaria um grande serviço a si próprio e aos seus pobres alunos se se desse conta de que é ele, esse ensinante aí que veio me abordar, aquele que mais precisa de passar por um seminário sobre avaliação.