ERRAR É HUMANO

Todos nós erramos, mas enxergamos nossos erros? Muitas vezes sim, entretanto temos erros tão absurdos que mal queremos enxergá-los, tamanha a vergonha que sentimos de nós mesmos e preferimos nos silenciar ao invés de repará-los.

Deus nos dotou com sentimentos, mas o orgulho prevalece como o sentimento mais forte, entre os homens arraigando nosso espírito na escuridão da ignorância, nos atrasando demasiado na nossa existência. O orgulho cego obscurece a simplicidade, a naturalidade, o amor, o perdão.

Perdoar ao próximo é perdoar a nós mesmos, é tirar as amarras da amargura nos livrando do peso do arrependimento, porque quando julgamos alguém estamos julgando a nós mesmos.

A missão de julgar o próximo, não é nossa, o julgamento só a Deus pertence. Então, porque atirar as pedras? Jesus falou: "aquele que não tem pecados, seja o primeiro a atirar a pedra”! Quem neste mundo não pecou? Acho que nem aquele que, ainda não nasceu!

Allan Kardec no seu livro “O Evangelho segundo o Espiritismo” no capítulo XIV cita uma frase muito interessante: Mães! “Abraçais o filho que vos dá desgosto e dizei convosco mesmas: Um de nós dois é culpado”. As palavras Kardec nos trás uma grande lição, pois sempre quando ferimos alguém ou vice-versa, os dois são culpados nesta encarnação ou, em outra qualquer. Ao implorarmos a nossa volta a terra escolhemos os nossos pais e, com eles uma missão a cumprir, sabedores de nossas expiações ou ensinamentos para o fortalecimento do nosso espírito.

Ao renascermos esquecemos, com a graça Divina de nossas vidas passadas e apontamos todos os defeitos do outro, caluniamos, brigamos, enfim fazemos de tudo para ficarmos por cima. Muitas das vezes não respeitamos nem os nossos pais, os quais nos deram a vida, e alguns pais nem respeitam os filhos, cujos lhe são responsabilizados para sua própria evolução. Daí a tamanha lição do médium Allan Kardec.

Tiro das palavras do médium para o meu renascimento, descobrindo que a vida definitivamente é uma imposição moral de reparar qualquer dano ou perda, e não me importa mais os infortúnios que já aconteceram e ainda podem acontecer! Ajoelho-me diante de todo aprendizado que elucida minha mente a cada dia que vivo, pois renasci dos meus erros e quero renovar minha alma com uma conduta mais digna!

Reflito tentando estimular o meu intelecto para encontrar o porquê do livre arbítrio, motivo dos meus pecados e não encontro respostas, porém a cada erro do outro tento aprender algo, a cada dissabor uma esperança, a cada ingratidão a resignação, a cada incompreensão a paciência, porque se o outro não tivesse nenhum erro, eu nada aprenderia!

E na busca do meu aprendizado, tento mudar a minha freqüência negativa, aceitando o outro com todas suas falhas. É muito difícil, mas não é impossível! Se o próprio Jesus deu a outra face, porque não fazermos o mesmo?

Todos foram criados por Deus e temos dentro do nosso inconsciente o aprendizado do nosso passado, nesta e noutras vidas, então tivemos contato com diversos espíritos superiores e acumulamos certo conhecimento. Há uma conexão! O mundo interior e exterior apresenta ligações que muitas vezes não percebemos, mas podemos fazer descobertas que nos levarão a um aprofundamento deste conhecimento, para atingirmos o amor fraternal nos ligando diretamente com o cosmos, e acho que isto já vem acontecendo!

Trazemos no inconsciente algumas formas de entrar em contato com os espíritos doutrinadores, seja em sonhos, intuitivamente ou fisicamente, a fim de esclarecer como procedermos nesta existência amenizando a expiação moral do nosso espírito.

Nós precisamos muito da ajuda dos nossos guardiões para rigorosas correções das nossas personalidades cheia de vícios, como o orgulho, a vaidade, a cobiça, o querer ganhar sempre... Quando sempre perdemos, melhor dizendo: perdemos-nos!

É de real importância para o espírito encarnado amenizar a culpa, aprender a ser humilde, a respeitar o próximo, porque estamos todos na mesma condição. É possível mudar os princípios que prevalecem hoje na humanidade, erradicando totalmente este orgulho, para que o homem perca o medo de viver e conviver, de temer o futuro e a morte da carne, porque o espírito é eterno!

Para que acusarmos o outro? Todos nós somos pecadores, já sofremos e fizemos sofrer. Estamos por enquanto ofuscados de nossas vidas passadas e só o espírito sabe qual foi a sua capacidade pretérita, na qual possa ter praticado boas ações como, insuportáveis e horrendos atos animalescos em outras vidas! Portanto Deus que é puro amor e como um bom pai exigirá apenas a nossa correção para atingirmos o ideal da eterna vida, que é o amor e, não o orgulho!

O orgulho aprisiona o espírito e nos faz viver na submissão, convivendo dentro de uma coletividade num sistema cruel de disputa com o nosso próximo, esquecendo que, somos uma unidade fluídica e, vamos de qualquer forma nos unir harmoniosamente e fraternalmente, a partir do momento que desencarnarmos, pois esta é a sabedoria divina !

E pela bondade de Deus em apagar de nossa consciência os erros do passado, nos permitindo viver sem total arrependimento, que aniquilaria toda e qualquer esperança de aprimoramento e engrandecimento do espírito, devemos redimir à sua benevolência para atingirmos a harmonia mundial!

O homem merece alcançar a plenitude que é a libertação da alma e regeneração do pecado, abandonando o orgulho - infração imperdoável pela lei de Deus! Deus não criou o homem para viver no umbral da consciência e do arrependimento, mas para o aprendizado dos seus mais perfeitos mandamentos. Sem dúvida alguma o homem está predestinado a rumar à sabedoria divina – destino de todos nós!

O destino não é por acaso. Por isto, não conhecemos ninguém que não esteja planejado de encontramos no caminho, elucidando nossa trajetória ou, ofuscando-a com o vil sentimento da raiva, inveja, etc. Tudo é meticulosamente propositado por Deus e os bons espíritos com nosso próprio consentimento, buscando sempre a nossa progressão.

Nós podemos humanizar mais as nossas vidas, renunciando a vaidade, lutando para galgar momentos mais suaves e sublimes, buscando a vida e a felicidade, o amor e a plenitude moral, o respeito por toda a criação de Deus, inclusive pelos animais, vegetais e minerais.

Necessitamos urgentemente de quebrar as algemas do orgulho que só nos trás a culpa, a qual produz a doença e a desesperança, e abrirmos nosso coração para o amor e a tolerância, a fim de vivenciarmos o seu, o meu, o nosso amor eterno e alcançarmos o incomensurável amor sempiterno de Deus!

Assim, apaziguaremos as falhas dos maus pensamentos, palavras e atos, nos incluindo no Universo com pensamentos e atos positivos de AMOR e harmonia com o próximo, trazendo à nossa existência, aqui na terra, um pouco de paz!

Zizi Santos
Enviado por Zizi Santos em 07/09/2010
Reeditado em 07/09/2010
Código do texto: T2482968
Classificação de conteúdo: seguro