AR

BAIXA AUTO - ESTIMA

Estar com alguém que só te critica e te reclama e te ofende, só por medo ou vergonha de se assumir só!

(É... algumas mulheres me fazem sentir vergonha de ser mulher. E algumas muitas pessoas do meu círculo social me fazem sentir vergonha e nojo de respirar o mesmo ar!)

RESPEITO POR SI PRÓPRIO

Assumir - se inteiro. Não ceder a chantagens infantis, insanas e absurdas que o obrigam a esquecer o próprio eu e a própria personalidade.

(É que quando você perde o respeito por si mesmo, ninguém mais te dá valor!)

VIDA PRÓPRIA

Não é à toa que cada um tem uma vida. É porque vida é individual mesmo. E somente o dono é que pode vivê - la, e vivê - la ao seu modo, com suas escolhas. Não tô dizendo que se deve viver só. Às vezes é bom. Mas vida dividida é também muito gostoso!

Eu disse dividida, o que significa trocas de sorrisos, alegrias , palavras, carinhos... até mesmo tristezas e dúvidas e mágoas. Mas dividir minha vida é completamente diferente de deixar que alguém a domine e me domine. A escravidão já foi abolida. Estamos no século XXI: a mulher não precisa e não deve se submeter a comportamentos machistas e pensamentos tão ultrapassados!

DECEPÇÃO

É o que sentimos quando depositamos nos outros expectativas que são nossas. Porque as expectativas são só nossas. E a mudança do outro não está ao nosso alcance.

MANTER AS RELAÇÕES DE AMIZADE APESAR DE...

Metáforas já existentes comparam amizades a plantas, que precisam ser cuidadas e regadas todos os dias para que possam ter a chance de uma vida longa. Acredito! E isso me ensinou a viver além, mas estar sempre com eles apesar de. Parece que as pessoas esquecem o valor da soma. Vida é isso: a soma de pessoas.. e de pessoas importantes! Eu aprendi: eu acrescento pessoas e flores à minha vida! Esse coração aqui é pequeno (inexistente, alguns diriam!) mas nele cabem todos os amores que por mim passarem.

PERSONALIDADE

A base e o topo. É você saber quem você é e não abrir mão disso. É não fazer coisas incompatíveis às suas próprias vontades, às suas próprias crenças. É ter opinião! É ter o controle de sua vida! Não é ser inflexível: é ser verdadeiro! Consigo e com os outros.

CERTEZA DO FIM

Você olha para o outro e percebe que seus olhos e seu corpo e sua mente apontam outra direção. Você entende que dar conselhos é inútil. Porque cada pessoa só vai fazer o que lhe é favorável, mesmo que não seja. É que algumas coisas nessa vida causam perda temporária da visão e dos sentidos e do senso de unidade. Eu disse temporária porque acredito que, cedo ou tarde, as pessoas percebem que perderam o controle de sua própria vida, e que perderam sua própria vida.

ELA

Ajoelhas, juntar as mãos, olhar aos céus e implorar a Deus que sua vidaseja tão bonita como nos seus sonhos é o que me resta! Não me cabe mais tentar abrir seus olhos. Eles estão vendados com uma força que eu não ouso chamar de Amor. O Amor é maior que isso: ele te deixa ser! Isso é só medo de ter que encarar a vida sozinha. É vergonha de que te apontem nas ruas como alguém incapaz de ter um Amor ao seu lado. É desespero...

E enquanto ela se prende a alguém que só a diminui, alguém que a ama de verdade está por aívivendo somente com a força que a esperança de encontrá - la um dia lhe traz.

Mas ela vai precisas errar toda a sua vida para saber que deu passos tortos em sua caminhada.

MESMO O AMOR QUE NÃO COMPENSA É MELHOR QUE A SOLIDÃO...

É, meu caro Poetinha, durante muito tempo eu acreditei e vivi isso. Mas com o tempo você aprende a não viver coisas que não levam a lugar algum. Antes só do que mal acompanhada. Antes só do que mal acostumada, eu diria. Mal acostumada a pessoas que te fazem mal, mas que você sente que precisa ter ao seu lado, mesmo que só te queiram humilhar, só pra não se sentir sozinha. Mal acostumada a não se cuidar, a não se amar, a não se respeitar, dando ao outro a chance de te vercomo alguém desprezível. Mal acostumada a acreditar que é um ser desprezível.

Eu não me rendo mais a falsos amores. A amores pequenos. Eu quero viver o que é de verdade. Tudo bem se eles se forem. Eu sei que no final só vai ficar quem é de verdade.