“Dê poder a uma pessoa, e passarás a conhecer melhor este ser humano”

“Dê poder a uma pessoa, e passarás a conhecer melhor este ser humano”
        Sábias palavras. Dar poder a uma pessoa nos permite conhecer o eu principal desta pessoa, tanto para o bem como infelizmente para o mau. A necessidade muitas vezes mascara a verdadeira índole de uma pessoa. O poder tem a capacidade de libertar a verdadeira personalidade, não sempre ética e digna, de uma pessoa. Um ser humano, de posse de seus atributos de humanidade, saberá gerir muito bem o poder, sem ofender a dignidade humana de ninguém, entretanto artificiosos humanos mostrarão suas garras e suas perversidades, tão logo alcancem o poder.
 
        Poder, dinheiro, autoridade e fama, parecem ter a mágica capacidade de transformar personalidades. Não é mágico, muito menos transformação. O que o poder, a riqueza, a autoridade sem responsabilidade, e a fama, produzem não é nada de mágico ou de misterioso. A sua experimentação simplesmente permite que a fraqueza humana (inerentemente animal), muitas vezes apenas adormecida frente a necessidade e a impotência, ganhe enfim liberdade e força, passando assim a fazer parte da personalidade percebida pelos demais. A arrogância humana, a vaidade “irrefreada”, a presunção de se achar melhor ou superior, a soberba por parecer intocável, a fatuidade de ser referência, o orgulho de uma auto estima mesquinha e de um amor próprio doentio que nos faz viver acima do bem e do mal e acima da transitoriedade minúscula de nossa existência, ficam exponencialmente aumentada quando experimentamos de poder.
 
        As aparências comportamentais muitas vezes são meras falácias demonstráveis, teatralmente mantidas, visando nos permitir conservar o que necessitamos, ou acreditamos necessitar. Não desejo dizer que todos somos intrinsecamente maus, tenho a certeza que muitos de nós construiu com labor próprio, através de uma vontade e decisão pessoal,  um comportamento onde a ética e o respeito social sejam fontes primárias de sua existência. Para estes, o poder ou o dinheiro serão mecanismos poderosos como fontes de transformação social e permitirão um aproveitamento digno de nossa humanidade.
 
        Laboro continuamente para tentar estar entre os que trabalham pela humanidade, e que conseguiram ao custo de esforço íntimo e pessoal, estar cônscio de sua responsabilidade social, e assim, saber dar bom uso a possível poder, ou riqueza que por ventura algum dia venha a conseguir. Mas somente a verdadeira experiência poderá comprovar o quanto estamos fortemente imunizados para superar as tentações da luxúria e do domínio pelo poder.


Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 23/09/2010
Reeditado em 23/09/2010
Código do texto: T2515942
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.