SAPO BARBUDO, SACI PERERÊ E OUTRAS LENDAS DA INTERNET

Diante dos inúmeros e-mails irracionais que tenho recebido neste período eleitoral, acho que deveríamos refletir bastante antes de votar. Não é de hoje que a esquerda brasileira é sabotada pelo medo. Para muitos de nossos avós, qualquer um que pensasse em política social, distribuição de renda era taxado de forma pejorativa de comunista. Enquanto isso o governo militar dizia que iria deixar o bolo crescer para depois dividir... e essa divisão nunca veio.

Nos anos 80, diziam que se o "Sapo Barbudo" chegasse ao poder o país iria quebrar. Investiu-se na política do medo: alguns religiosos diziam que ele iria fechar igrejas, iria acabar com a propriedade privada. Até a Regina Duarte disse no horário eleitoral que tinha medo. Criou-se então o Lula monstro.

Assim, enfrentamos um hiato de 8 anos de governo do sociológo notável, que até hoje só se vangloria do Plano Real, realizado antes de seu governo, quando era Ministro da Fazenda de Itamar Franco. Não nos esqueçamos também de como o servidor público virou o bode expiatório de todos os males da Administração Pública.

Por fim, a esperança venceu o medo. O governo Lula, teve e tem virtudes e mazelas. Mas não assisti em nenhum momento da história recente avanços tão significativos, sobretudo em políticas sociais.

Por tudo isso, acho que temos que refletir sim, mas chega da política do medo! Queremos propostas. Essa campanha de demonizar pessoas, deturpar fatos, como temos vistos nas últimas semanas de campanha, mostra a pobreza do nosso debate eleitoral. Adoraria ver discutidos problemas como políticas para acabar com o analfabetismo já, vinculação de percentual do orçamento dos entes federativos para educação. Também não seria demais Saneamento, infra-estrutura. Infelizmente, a candidata que no meu entender apresenta as melhores idéias só consegue atingir 14% dos eleitores, e as caixas de e-mail estão lotadas de mensagens que procurarm polarizar a disputa e desqualificar pessoas.

....Enquanto isso, a Revista Época desta semana notíciou que em São Paulo o candidato a deputado federal mais bem posicionado nas pesquisas é analfabeto. Quantos outros deputados não serão eleitos graças a esse "puxador de votos" que se vale do sistema proporcional de ocupação de cadeiras no legislativo.

Será que isso também é culpa do PT?