Sou nordestino sim

A imagem do Brasil é fragmentada em diversas culturas e diversos seguimentos sociais, por sua vez, ninguém é melhor do que ninguém no ponto de vista deste nordestino que vos fala. Não tenho vergonha de minhas raízes, não me chateio por enxergar pessoas atuando na TV com personagens de nordestinos direcionados a empregados domésticos e outros afins.

O que me faz envergonhar é o preconceito de ignorantes querendo ser melhor do que outros brasileiros. Replico em dizer que, se estamos em terra do Brasil, somos filho de uma mesma pátria, somos pessoas advindas de uma mesma raiz não importa o estado, não importa a cultura que é erguida.

Mas, sobremaneira, olho com lágrimas na alma a reputação do nordestino se desfragmentar como um Zé ninguém, como alguém que não existe, como fruto de uma ferida nacional. Pobre cultura preconceituosa, pobres indigentes da sabedoria, se um dia encontrar o saber que impregna na concepção de ser humano irá enxergar que somos filhos do mesmo pai.

Algum tempo atrás um tirano que, era “culto” e “bem educado”, Hitler, mencionou que nossa raça não era pura, então seriamos mortos também assim como os Judeus. Até você ignorante que vive achando ser melhor que um nordestino, também seria aniquilado. Na verdade, não sou apenas um nordestino, sou cearense com muito orgulho, sou filho da terra, de uma terra seca, com vegetação chamada caatinga.

Sou fruto de uma cultura cearense, sou enraizado a perceber que nesse mundo todos podem ter vez, todos podem ter espaço, porém, percebo que a inveja misturada com a prepotência faz de alguns seres desprezíveis meros sacos de excremento alojados em um corpo que carrega em sua própria essência a sede de intolerância e preconceito. Sou nordestino sim, temos problemas, desigualdades, mas temos identidade e naturalidade, aqui estamos para vencer a barreira da seca e do pouco caso dos que se acham “MELHORES”.

ZUKER
Enviado por ZUKER em 15/11/2010
Reeditado em 20/11/2010
Código do texto: T2616787
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.