Vida – um mistério vivido e por viver

Certo dia fui visitar meu primo que havia chegado do hospital. Vítima do câncer, há seis meses estava sob tratamento. Homem forte, robusto, alto, pai de família digno de honra. Agora estava ali, deitado numa cama, ossos expostos sob a pele, mãos, barriga, pernas e pés que antes expressavam saúde e vigor, davam lugar ao inchaço e à fragilidade.

Com a voz fraca, cabelos desgrenhados, barba por fazer, demonstrou atenção quando me viu, digno de sua lucidez. Rapidamente dormiu sob efeito forte da medicação. Fiquei ali alguns instantes observando e refletindo o mistério da vida. Aquele rápido momento conduziu-me à reflexão sobre as contradições e situações e posicionamentos e certezas incertas do ser humano.

Quanto defendemos que este ou aquele partido político é o mais correto, mais coerente, mais digno, mais transparente, mais justo... quanto defendemos que esta ou aquela igreja é a que e segue perfeitamente o que Deus quer, que é a detentora de toda a verdade, que fora dela as pessoas estão erradas, que é o único lugar para encontrar-se com Deus... quantos defendem que os negros são os melhores seres humanos, e quantos defendem que são os brancos os melhores. Toda essa divergência gera conflitos muitas vezes irreparáveis. E quando nos posicionamos mal em algum desses grupos, somos geradores, propagadores e semeadores da guerra, da infelicidade, da injustiça, da tristeza, do desamor... somos hipócritas, repito, hipócritas!

Empunham-se bandeiras e vociferam-se teorias em favor de grupos determinados. Acusam-se outros grupos e seus pertencentes de serem sempre errados em tudo. Ora, quem está com a verdade? Bradam-se e manifestam-se contra a guerra e em favor da paz. Mas não é possível promover a paz com acusações, brigas, intrigas, desprezo... desarmamento é um passo para o fim da guerra cotidiana travada na sociedade, mas não basta. A paz poderá acontecer, mas para isso é preciso amor, compreensão, carinho, diálogo, respeito. O ódio destroi e limita o ser humano. O amor não tem fronteiras e edifica. Não faz sentido combater o agressor com agressão, o assassino com assassinato. Vivemos uma sociedade que se intitula moderna, mas que vive e prolifera a Lei de Talião.

Acredito que Platão deve se entristecer com a realidade da nossa política. Zumbi dos Palmares deve lamentar a atitude agressiva de muitos grupos que dizem defender a causa que ele defendeu. E Jesus Cristo?! Jesus deve estar triste e envergonhado com o que foi feito do cristianismo, a religião do amor, perdão, afeto, conciliação que Ele criou.

Quanto decepcionamos mentes incríveis e corações brilhantes e inquietos quando usamos grupos para destruir e desmoronar o amor. Nos limitamos a olhar somente nosso grupo e evitamos olhar o horizonte ilimitado que existe para nós. Passamos pela vida como seres perfeitos e repletos de razão. Evitamos e fugimos do diálogo, temos medo de ouvir o que está fora do nosso comodismo e, com isso, agredimos, ofendemos e humilhamos nossos semelhantes. Temos medo de ouvir e o outro ter razão. Isso é hipocrisia, falsidade, desrespeito.

Prefere-se viver o ódio, o desamor, a falsidade, a mentira... e damos nome de política, religião, associações, cooperativas, organizações para mascarar nosso medo de enfrentar a realidade. Pulhas, biltres, falsos, hipócritas.

Somos seres humanos criados e gerados pelo Amor e para amar. Entendo que é hora e momento de exercitarmos esse amor, jogar fora nosso orgulho e praticarmos o perdão, o diálogo, o respeito... e pararmos de esperar que os outros nos perdoem, nos respeitem, nos busquem para o diálogo.

Vamos empunhar a bandeira do amor em detrimento à do ódio; dialogar o amor em detrimento às agressões do ódio.

Refleti o mistério da vida olhando meu primo acamado. Naquele mesmo dia ele morreu. Foi e é lembrado pela garra, força, companheirismo, amor, carinho, atenção, respeito, honestidade. Portanto, aprendi mais uma lição: não vale a pena aquilo que traz maldade, porque quando estivermos todos na mesma situação de morte, as lembranças boas prevalecerão.

Então, repito, O Ódio Limita O Ser Humano; O Amor Não Tem Fronteiras.

Em favor da alegria da vida, vamos deixar a hipocrisia dos grupos que nos aprisionam.

É isso.

Toninho Miguel
Enviado por Toninho Miguel em 17/11/2010
Código do texto: T2621658
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.