Inveja

******* "Inveja é sua forma de me admirar" *******

(autor desconhecido)

Inveja.

O significado desta pequena palavra, contida no dicionário Aurélio, é deveras interessante: “Desgosto ou pesar pelo bem ou pela felicidade de outrem. Desejo violento de possuir o bem alheio.”

Inveja.

Eis um dos sentimentos mais torpes e difíceis de serem eliminados do coração do homem. Trata-se de um dos vícios que mais causa sofrimento à humanidade. Onde houver apego à materialidade das coisas, notadamente em seu significado, naquilo que o objeto de desejo simboliza em termos de bem-estar e status quo, aí estará a inveja, sobrevoando os pensamentos mais íntimos qual urubu ou abutre insaciável, esfomeado pela carniça onde a cobiça é o seu principal combustível.

Uma coisa ruim mora no olho do invejoso, coisa de dar medo, com poder para destruir tudo aquilo que olhar.

Ouvi uma história, sobre um homem que encontrou uma garrafa na qual vivia um gênio que tinha o poder para realizar todos os seus sonhos.

O gênio saiu da garrafa onde estivera adormecido e disse-lhe:

"Tenho o poder de transformar em realidade todos os seus sonhos, sem nenhum limite, é só você me contar o seu sonho e ele acontecerá..."

O homem começou então a pensar nas coisas maravilhosas que iria pedir: Um corpo jovem sem doenças, cheio de beleza, energia, casas nos lugares mais lindos, nas montanhas e praias...

Adegas onde se encontrariam os vinhos mais finos, ouvir as melhores músicas, ler os melhores livros, amigos, amor... ah! Ele era um homem sábio e refinado, sabia quais as coisas que fazem a felicidade do SER HUMANO ! E assim os seus olhos passeavam tranquilamente pelos seus sonhos, antegozando a delícia ilimitada que teria em alguns instantes.

Foi quando o gênio lhe disse:

"Há apenas um detalhe que esqueci de mencionar, por que acho irrelevante. Tudo que você tiver o seu pior inimigo vai ter em dobro..."

Foi só o gênio falar e aconteceu.

E aconteceu com os olhos do homem aquilo que havia dito no começo: os mesmos olhos que até então passeavam nas coisas que iriam fazê-lo feliz além de tudo que imaginara, começaram a olhar para as coisas que seu inimigo iria ter, e quando voltaram de novo para suas próprias coisas, aquelas mesmas que momentos antes o teriam feito o homem mais feliz do mundo, descobriu que todas elas neste segundo em que seu olhar se agitava haviam apodrecido.

A INVEJA DEIXA OS HOMENS DE MÃOS VAZIAS ...

É importante que entenda logo para compreender a moral da história:

"Já sei o que vou pedir" disse o homem ao gênio, depois de uma longa meditação...

"pois faça o pedido" disse o gênio.

Então o homem fez o tão esperado pedido:

" ME FURE UM OLHO".

AS VEZES A INVEJA E O EGOISMO SÃO TÃO GRANDES QUE AS PESSOAS PREFEREM SER INFELIZES DO QUE PERMITIR A FELICIDADE DOS OUTROS!

Ana For do Lácio (23/11/2010)

Ana Flor do Lácio
Enviado por Ana Flor do Lácio em 24/11/2010
Reeditado em 24/11/2010
Código do texto: T2633304
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.