Imbróglio x Possibilidades

Por vezes só nos resta 'bagunçar a bagunça' para desatar os nós dos imbróglios e fazer a verdade soberana sobressair-se em meio ao caos. Até porque toda crise tem no seu ventre, traz no seu bojo, a abertura de novas oportunidades.

Há que se ter coragem para enfrentar esse desafio imposto pelos enigmas e vícios de uma sociedade que se acostumou ao crime organizado e paralelo aos poderes da República. Estou convicto que essa mesma sociedade sobrevive adormecida e anestesiada pelo ‘jeitinho brasileiro’ da impunidade.

Quantas vezes não ouvimos de que não vale à pena enfrentar o sistema que já está corrompido desde a sua origem. Aos que procuram uma sociedade de Paz e Amor esses são comumente taxados de poetas utópicos.

A perseguição a eles é sutil e perversa porque esses sonhadores ameaçam o ‘ the establisment’ e o preconceito sempre foi à arma dos covardes para calar essas vozes poéticas.

Mas se o corpo, o tecido social já está corrompido como então proceder diante desse fato concreto? Fazer de conta que não existe o conflito e deixar o barco à deriva? Ou enfrentar a tempestade? Sabemos que como está não pode permanecer sob pena de todos naufragarmos juntos.

O Estado tem o direito e dever de devolver a liberdade que nos foi surrupiada pelo modelo capitalista selvagem. Tem que apresentar alternativas a esse ‘status quo’ que persiste em sobreviver debaixo do nosso nasal e mobilizar novas forças oxigenadoras para interagir conosco.

Acredito firmemente que os poetas e pensadores podem ajudar, e muito, na abertura de possibilidades para enfrentamento, com propostas de solução e a abertura de diálogo na sociedade que desembocará em Projetos de Políticas Públicas para cercear e extirpar do nosso meio o crime organizado que no Brasil se alimenta das drogas, da promiscuidade de todo tipo e principalmente da hipocrisia e ignorância.

Hildebrando Menezes

Nota: Texto produzido em homenagem à fundadora e nossa Presidente Nacional - Joyce Lima Krischke da Confraria Artistas e Poetas pela Paz – CAPPAZ. Acompanhe a programação da Rádio Sol pelo endereço http://www.radiosol.com.br/

Navegando Amor
Enviado por Navegando Amor em 28/11/2010
Código do texto: T2641551