Kazimir Malevich. Painterly Realism. Boy with Knapsak
color masses with the focuth dimension (1915)

oil on canvas 71,1x 44,5 cm
The Museum of Modern Art, New York, USA



A DESFIGURAÇÃO POÉTICA COM O SUPREMATISMO DE KAZIMIR MALEVICH





        "...nossa vida é um espetáculo no qual o sentimento da não-objetividade é representado pelas imagens objetivas.
           O bispo nada mais é do que um ator que quer comunicar a um meio constituído para esta finalidade, através de gestos e palavras, um sentimento religioso (ou antes a forma religiosa do reflexo de um sentimento). O auxiliar de escritório, o ferreiro, o soldado, o contador, o general...todos estes são papéis retirados desta ou daquela peça de teatro, que são representados por determinadas pessoas, onde os "atores" ficam de tal sorte extasiados, que confundem a peça (e os papéis que nela representam) com sua própria vida. Quase nunca conseguimos ver o verdadeiro rosto das pessoas; e quando perguntamos a alguém quem ele é, temos como resposta:"engenheiro", " fazendeiro" etc...ou seja, obtemos a descrição do papel que é representado por estas pessoa neste ou naquele espetáculo de sentimentos....
.....a filosofia do suprematismo tem todas as razões para ver com ceticismo tanto a máscara quanto a "verdadeira face", pois o que ela discute é a realidade da face humana (a realidade de uma forma humana)....
....os sentimentos que ganham vida no homem são mais fortes do que o próprio homem...
....o quadrado do Suprematista e as formas que dele se originam devem ser equiparados aos primeiros traços (sinais) do homem primitivo que, em suas combinações, representavam não ornamentos, mas a sensação de ritmo..."!
...
a escalada às alturas da não-objetividade da arte é árdua e dolorosa...não mais retratos da realidade, não mais concepções ideais...nada além de um deserto!...
....o sentimento é o elemento determinante...e desta forma a arte chega à representação não-objetiva, ao Suprematismo...
;;;;chega a um "deserto" no qual nada além do sentimento pode ser reconhecido..."    (1)


(1) Nota
Excerto de Kazimir Malevich, Suprematismo, in Teorias da Arte Moderna, H.B. Chipp, pp 345/6/7