A ética

Realmente, os valores estão sendo deturpados, está sendo incutindo nas mentes incautas ideias errôneas, equivocadas, em outras palavras, tendenciosas. Somente os grandes homens buscarão ser autênticos. Os medianos continuarão ainda seguindo tendências, modismos e não se libertarão disso, pois seus espíritos estão afeitos aos padrões, arquétipos e preconceitos, até alijarem essas ideias equivocadas, errôneas, de que para serem aceitos em qualquer sociedade é preciso seguir, cegamente, o que espíritos equivocados, porém de uma personalidade forte, a ela impuseram suas perspectivas, ilações ou conclusões falaciosas. As relações interpessoais só serão profícuas, ensejando equilíbrio, se os espíritos que interagirem num grupo social não buscarem tão somente auferir lucro pessoal, não importando os meios para alcançar os fins, cancando com os pés da indiferença, aqueles vistos como os ingenuamente corretos, os impolutos, os incorruptíveis, agindo em surdinas, com atos inconfessáveis, reprocháveis. Mas sim trazer à tona os mais nobres sentimentos, quais sejam a honestidade, a honradez, a empatia, a fraternidade, devendo ser a tônica dos éticos, dos probos e dos impolutos. Não deixar que se desvirtue o bem, entrajando-o com as vestes da hipocrisia, aos olhos dos incautos parecendo correto, quando o é impudicamente malicioso. Existe uma única moralidade, uma única ética e não uma ética e uma moral para cada circunstância. Não podemos nos equivocar. Ser probo, ser sempre correto é difícil, mas é o ideal que todos devemos anelar, para que a nossa sociedade não venha a derruir-se.

Valdecir de Oliveira Anselmo
Enviado por Valdecir de Oliveira Anselmo em 10/12/2010
Código do texto: T2664258
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.