É PRECISO (reedição)

DEIXO NOVAMENTE ESTE TEXTO DE DEZEMBRO DE 2009, CUJAS PALAVRAS AINDA RESSOAM E ENCONTRAM ECO EM MEU ÍNTIMO, APÓS UM ANO DE SUA PRIMIERA PUBLICAÇÃO.

DESEJO A TODOS OS MEUS AMIGOS E LEITORES UM FELIZ NOVO ANO DE 2011!

...É preciso saber ler além das palavras, ler no silêncio do sofrimento, ler nos olhos, nas nuvens, no cheiro do café recém- passado, ler as belezas do toque de mãos, beber na saliva o doce da convivência amorosa. Ser humanos é ser quase anjos, apenas com uma natureza ainda carente dos sentidos e com a fragilidade que busca no outro um complemento. É ser falíveis pela própria condição e mesmo vergados até o chão, resistir às chuvas e temporais desta viagem. É preciso ler até nos mal- feitos, ler nas linhas tortas, nas vielas mal cheirosas e captar a humanidade ainda resistente nos corpos em farrapos, nas almas tenebrosas que também guardam no seu avesso alguma brisa suave, cheiro de erva pisada, uma lembrança quase borrão de algum momento menos desgraçado... É preciso ser às vezes um pouco vento pra soprar as feridas alheias, um pouco sol pra aquecer as almas gélidas, um pouco nuvem pra servir de berço aos que choram. E o tanto que é preciso é também tão pouco, basta estar atentos ao que nos cerca, não ficar surdos, nem mudos, nem cegos ao sofrimento alheio.