O PIOR DA DITADURA DE SALAZAR NÃO FOI A PIDE... -Extraido de À Sombra do Imbondeiro-António Marcelo

Penso que talvez a pior resultante da ditadura de Salazar não foi a violência das intervenções da policia política PIDE ou as restrições e perdas de liberdades. O pior foi o tempo que durou: em quarenta e dois anos de ditadura, Salazar produziu duas gerações de cidadãos apolíticos, de pessoas despreparadas para enfrentar e integrar-se aos tempos modernos. Esses mesmos cidadãos mais tarde confundiram democracia com baderna, um erro que afetou pelo menos mais outras duas gerações e custou, mais tarde, uma independência descontrolada e fratricida nas colônias, deixando na miséria milhões de pessoas. Quatro gerações politicamente cegas e surdas. Um milhão de colonizados desprovidos de um momento para outro de todos os seus haveres.

A ditadura salazarista legou aos portugueses e ex-colonos uma imerecida herança de caos e muito sofrimento.

ANTÓNIO MARCELO
Enviado por ANTÓNIO MARCELO em 03/01/2011
Reeditado em 04/08/2011
Código do texto: T2706831
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.