EFEITOS DO VERDADEIRO AMOR

Quem ama de verdade não tira, mas põe; não pede, mas dá; não cobra, mas retribui; não explora, mas dá-se; não causa miséria; mas provê; não retém para si, mas distribui; não priva, mas liberta; não luta pelos primeiros lugares, mas sempre dá a vez; Não exige cordialidade, mas é cortez em abundância; não julga, mas justifica; não condena, mas perdoa; não abusa, mas protege; não fica devendo, mas empresta; não produz a fome, mas provê o sustento; não produz doença, mas a cura; não desacomoda; mas abriga; não causa tristeza, mas alegria; não traz desesperança, mas amplia os horizontes; não paga o mal com o mal, mas produz o bem; não deseja o mal, mas faz o bem; não discrimina, mas integra; não deturpa, mas restaura; não distorce, mas esclarece; não produz discórdia, mas concilia; não se vinga, mas perdoa; não se enciúma, mas confia; não se exalta; mas mantém a serenidade; não é ríspido, mas trata com mansidão; não desconfia, mas restabelece a confiança; não suspeita mal; mas sempre dá oportunidade para o bem; não degenera, mas constrói; não corrompe, mas dá bom exemplo; não depreda, mas preserva; não polui, mas purifica. E assim por diante. E em tudo isso é voluntário, abrindo mão de seu direito sempre que é necessário para cumprir essa tarefa.

Wilson do Amaral

Autor de Os Meninos da Guerra, 2005, e Os Sonhos não Conhecem Obstáculos, 2004