A história, Deus e eu

Alcei o pensamento, como me localizar no universo, na história, na filosofia? Estive por muito tempo perdido. Minhas concepções de Deus, homem, céu, inferno estavam baseadas em conceitos e pré-conceitos religiosos. Como chegar a um lugar seguro, como firmar meus pés em solo satisfeito e firme? Não quero apenas ditos de homens que fazem tudo por amor a religião. Pascal diz que - os homens jamais fazem o mal tão completamente e com tanta alegria como quando a partir de uma convicção religiosa – Quero conceitos firmados na razão. Não quero ter de negar a essência do meu ser para acreditar em um Deus invisível, impalpável, que pode ter amor, mas mostra-se em chamas devoradoras.

Então, me fiz de coisa alguma. Fiz-me apenas de secreção cerebral. Estímulos elétricos em um conjunto de células que formam o cérebro.

Mesmo que eu fosse apenas um cérebro em uma bandeja, plugados em eletrodos capazes de provocar sensações. Mesmo neste ambiente, torna-se evidente que há uma mente brilhante manipulando, por assim dizer, as peças. Uma mente inteligente. Uma mente capaz de provocar estímulos e sensações que promovem profundo prazer e liberdade. Sim, existe alguém coordenando o sistema. E se foi capaz de criar um complexo esquema de cores e sensações que me agradam. Esse ser, seja quem for, deve me amar.

Em uma analise por entre milhões de Deuses que habitam este planeta encontrei um escrito de um homem chamado João, que deixou para posteridade uma observação - “porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu único filho unigênito, para todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” João 3:16.

E Se este, ser inteligente, existe? Por definição é aquilo que podemos chamar de Deus! e se foi capaz de promover nosso surgimento no universo? Mesmo Darwin, quando teorizou a evolução das espécies não descartou Deus. Pois sabia da necessidade de haver uma mente inteligente a parte para a criação da célula viva simples de onde pudessem evoluir as espécies.

Deus. Hoje posso definir através da minha razão, e não da minha fé, que este ser não só criou, mas gostou do que criou. Sustentou e continua sustentando a vida neste planeta. Esse ser não apenas gostou e viu que era bom o que fez, mas amou sua criação.

Uma definição para amor é necessário neste momento. Amar, é de uma forma simples, desejar e buscar a felicidade e satisfação do ser amado. E é isso que Deus nos proporciona na criação.

Edson Duarte
Enviado por Edson Duarte em 21/01/2011
Código do texto: T2742717
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.