A LIÇÃO DA VIDA

O que a vida ensina? A vida ensina a viver bem.

E o que aprendemos vivendo? Aprendemos aquilo que nos convém e, na maioria das vezes, nos acomoda de alguma maneira.

Há os que aprendem a observar tudo calado e relacionam-se bem com todos. Outros aprendem a não observar nada porque são inquietos de tal forma que são evitados nos relacionamentos. Todos aprendemos a ser bons e conhecemos o seu oposto, é claro e inevitável. Com isso, somos bons e tentados à maldade. Muitos são bons e muitos são maus. Aprende-se isso vivendo. Existem os que cativam, são pessoas que conquistam pelo comportamento amigável, a boa conversa... Outros repelem, são evitados. Alguns cativam uns poucos e repelem outros; aprenderam a evitar algumas artes: a arte de ouvir mais, respeitar as opiniões, pedir perdão, reconhecer erros com sinceridade e sem ironia... ao mesmo tempo aprenderam a arte de amar, de se doar, sorrir... muitos são carentes, mas não admitem.

Há os que aprenderam a fingirem-se fortes diante das adversidades. Fazem-se “durões”, incapazes de derramar uma lágrima sequer. Muitos podem ficar sozinhos em momentos de sofrimentos, pois a falsa ideia de força inesgotável impede a aproximação de outras pessoas. Ao mesmo tempo são bons companheiros, pois buscam apoiar quem não é tão forte e, com isso, garantem-se acompanhados e longe de alguma solidão que pudesse os abater.

Personalidade, comportamento, perfil, jeito de ser, característica, “jeitão da madeira”... são adjetivos usados para falar e falar e falar do misterioso, complexo, simples e evidente ser humano. É paradoxo, é transcendente, é humano e é divino.

A vida nos ensina que aprendemos vivendo.

Toninho Miguel
Enviado por Toninho Miguel em 12/02/2011
Reeditado em 15/02/2011
Código do texto: T2787092
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.