O peso do passado

Para muitos, o passado é um peso incômodo, do qual não podem se livrar como quem se desfaz de uma roupa velha ou de um objeto inútil. Não podemos desfazer o que fizemos, fazer o que deixamos de fazer e nada mudará este fato. Você pode cometer um erro que o marcará a vida toda e, mesmo que você mude e não o repita, pode ser que haja gente que não o perdoe por isso e você acabe por tentar esconder esse fato do seu passado, como quem esconde um defeito. Quantas pessoas não vivem vidas infelizes e miseráveis por causa de erros que cometeram? Um ex-presidiário sofrerá para recuperar a confiança da sociedade e sempre haverá quem jogue na cara dele o crime cometido, ainda que ele tenha se regenerado e queira viver como cidadão honesto. a humanidade pode ser impiedosa, porque, nem sempre lembra aquilo que Cristo falou: Quem não tem pecado, atire a primeira pedra. Ou seja, ninguém tem o direito de julgar ou condenar ninguém. No final, sozinho com a mulher que o povo queria apedrejar, ele simplesmente disse: Vá e não peque mais. O que ele quis dizer? que,o que realmente importava era a vida que ela seguiria a partir daquele momento. Para Deus, não importava o passado, mas a nova pessoa que ela poderia ser, se fizesse o que Jesus aconselhara. Ele estava dando a ela a oportunidade de uma vida nova, com dignidade, em que ninguém a acusaria por ter cometido adultério.

enfim, se todos nós pecamos, ṕor que condenar os outros? Somos melhores do que eles?Devemos ser misericordiosos e permitir que cada um viva sua vida em paz.