A regra e a liberdade

Wilson Correia

Tracei algumas diretrizes para mim mesmo. Tento segui-las em minhas leituras aqui no Recanto das Letras. Elas me vieram, como a seguir, no imperativo:

1 Ao ler um texto, elogie ou critique o texto mesmo, não a pessoa de quem o assina.

2 Ao se dirigir a quem assina o texto, trate-@ pelo nome com o qual el@ o assina.

3 Se houver dúvidas quanto ao modo como tratar @ coleg@, pergunte-lhe como el@ gosta de ser tratad@ e, sinceramente, respeite a indicação que receber.

4 Lembre-se que todo texto que lê vem de alguém que tem uma mensagem a transmitir e que a leitura significativa só existirá se essa mensagem for devidamente valorizada como troca de visões e experiências sobre a vida, o mundo e a sociedade.

5 Respeite a tod@s e não duvide da capacidade de quem quer que seja.

6 Trate a tod@s segundo os critérios da igualdade das inteligências.

7 Só mesmo quando houver uma justificativa bastante forte peça a quem visitar que venha à sua página ler um texto seu, fazer isso qual um autômato incomoda.

8 Não cobre retribuição de leituras e visitas que fizer a alguém, pois esse aqui é um espaço no qual vivemos a mutualidade livre da produção e do compartilhamento.

9 Mantenha sempre na ponta dos dedos palavras como obrigado, por favor e com licença, essas chaves que abrem as portas da amizade e da bem-querença.

10 Viva essas regrinhas segundo os ditames da liberdade que desfruta, quebrando-as quando necessário for, pois, afinal, quem pode o maior (criar uma regra) também pode o menor (romper com ela).