A ARTE DO PERDÃO
 

 
 

 
 

O sentimento do perdão antes de tudo é uma arte. O dom do perdão antes de ser uma virtude inerente ao ser humano racional acaba sendo uma bênção. Infelizmente, talvez alguns dos nossos amigos leitores não concordem com o que vou dizer, mas entendo com absoluta convicção de que existem pessoas totalmente irracionais. Capazes de cometer as maiores atrocidades contra os seus irmãos. Enquanto que existem alguns animais que o classificamos como irracionais, que tem em estado latente dentro de si esse sentimento maravilhoso chamado perdão.
Não se espantem com isso. O cachorro é um desses animais. Por não ter a mínima noção das conseqüências e da sua irracionalidade muitas vezes faz alguma coisa que nos incomoda. Rasga um saco de lixo para procurar algo comestível (lamentavelmente muitos miseráveis, moradores de rua nas grandes cidades  também fazem isso). O cachorro taca uma galinha no terreiro,  come um pedaço de carne que nós deixamos armazenado em lugar inadequado, etc. O que fazemos? Quase sempre, esquecendo da sua irracionalmente lhe damos um tremendo ponta-pé e o maltratamos muito por isso. Vez ou outra temos notícias na TV de alguns casos de agressão e matança de animais em piedade. Outros insensíveis abandonam esses animais ao Deus dará pelas ruas.
Mas em vez de revidar esse animal dá uma volta de cinquenta metros no quarteirão ou rodeia a casa e volta a lamber e oferecer os seus carinhos ao seu agressor. Isso sim é um gesto de perdão. Alguém poderia falar: É puro instinto do animal. E eu pergunto: Porque nos racionais não podemos ver esse instinto tão bom? Lembrem-se sempre de que Jesus derramou o seu sangue por nós que o matamos e ainda nos perdoou. Rogou a Deus, Pai Criador que nos perdoasse porque nos não sabíamos o que fazíamos.
O problema é esse. Para que a gente possa perdoar os nossos ofensores precisamos de imediato nos perdoar. E é esse nosso próprio perdão que entendo ser uma arte. É a arte de amar, a arte de se arrepender, a arte de ser paciente e abnegado e sobre tudo, a arte da reconciliação consciente e verdadeira, posto que, se não conseguirmos agir assim conosco, jamais poderemos perdoar as faltas dos nossos irmãos.
Quanto momento das nossas vidas cometeu atos irresponsáveis e imperdoáveis, não? Será que existem muitos de nos que não precisam se corrigir e se auto perdoar?
Perdoar os nossos eventuais inimigos, os nossos ofensores e mesmo os nossos animais de estimação [irracionais] com toda a pureza do nosso coração é um gesto sublime, uma verdadeira arte