Dúvidas Metafísicas

1- Partindo da premissa de que temos uma alma, quem a criou e com qual finalidade? E, caso tenhamos sido criados, foi por vontade de outrem e sem nossa permissão, o que tornaria o livre-arbítrio muito relativo. Somos livres para decidir e a agir, porém sequer fomos consultados se desejávamos existir ou não. E se não nos fizeram essa pergunta no começo, por que a fariam no meio ou no fim? Nossas almas servem a qual propósito? O equilíbrio universal?

2- Partindo da premissa de que somos espíritos em evolução, existiria um limite, algo como um ponto de chegada evolutivo? A perfeição é apenas um ideal de conduta, sem existir de fato?

3- Se Deus existe, o que é? Um conglomerado energético, uma consciência individual? E se um criador de almas existe, quem o criou? Ele fugiria à regra, existindo eternamente?

4- Há um código de ética no universo? Se espíritos/almas são punidos por suas ações, significa que violaram uma lei, o que significaria que estamos todos fadados a esta lei, o que me leva de novo à dúvida 1: a existência espiritual constitui-se como uma imposição a viver sem ser perguntado e a obedecer sem um contrato? Quem promulgou as leis e com qual interesse?

5- Pressupondo que algo nos criou, esse algo tinha perfeita noção de que éramos capazes de ambos: bem e mal. Assim como um engenheiro tem perfeita noção das peças que compõem um automóvel ou um luthier sabe quais as exatas dimensões e capacidades de um violino, o criador com certeza saberia nossas qualidades e possíveis defeitos, o que me leva à pergunta: se o criador criou algo capaz do ''mal'', de onde tirou essa qualidade, a não ser de si mesmo? E, supondo isso, por que nos dar a capacidade do ''mal''? Em nome da lei do livre-arbítrio?

6- As dúvidas continuarão, em um legítimo post mortem deste texto...

Caio Almeida
Enviado por Caio Almeida em 20/03/2011
Código do texto: T2860006
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.