Reticências

Uma coisa que acredito, e muito, é no que se pode dizer em apenas uma frase.

Quase sempre 1 grama de palavras leva consigo 10 toneladas de informação. Sinceramente, eu acho esse tipo de coisa bastante válido, já que ninguém tem mais tempo para lenga-lengas e conversinhas de 4 horas para resolver uma simples banalidade. Eu acredito nas coisas simples, nas poucas palavras, no uso certo de pausas.

Entretanto tenho que dizer que meu problema é com reticências! Eu tenho um certo preconceito com ela, já que acho que não sei usá-la e evito muito colocar os três pontinhos nos meus textos. Eu digo isso, pois eu já pensei que estivesse abafando com o falso exibicionismo de quem entende mas na realidade não se sabe de merda alguma. Além disso, sempre vejo maldade na tríade maldita. Elas são perigosas, e ainda mais se estão às vistas de olhos experientes e críticos.

Já vi de vários tipos: O que indica malícia, agressão, exibicionismo, falsa modéstia, e - mais temido - o que indica vazio. Especificamente sobre esse vazio, na minha percepção, é sempre a pior resposta que se pode ter numa conversa, diálogo ou seja lá o que for. Chega a ser pior que um insulto! O rastro dos pontos demonstra muitas vezes sentimentos ruins, como raiva, piedade ou até mesmo vingança. Não é um silêncio propriamente dito! É algo que pede uma continuação, e essa continuação é criada na cabeça de quem lê.

Quem vê reticências, vê coerência e continuidade daquilo que se quer dizer. Mas vale repetir: É daquilo que se quer dizer, não o que está lá escrito.

Dirija-se as entrelinhas.

Maria Macedo Dantas
Enviado por Maria Macedo Dantas em 30/03/2011
Código do texto: T2878842