QUEM VEIO PRIMEIRO O CONHECER OU O SABER?

O céu, o sol, o mar. Esses três fatores nos ajudam a imaginar uma praia, se quiser faça isso, mas não vai adiantar muito. A praia que pretendo descrever não é uma praia qualquer, é uma praia em que o céu é mais azul, o sol é mais radiante e o mar é sereno. Onde fica esse lugar? Não sei! O fato é que nessa praia a areia é tão macia que nos dá vontade de deitar e ficar olhando as nuvens passar. Como eu sei disso tudo? A verdade é que o saber, nem sempre é conhecer, pois posso saber, e sei, que a África existe sem precisar ter que atravessar o Atlântico para conhecê-la. Nosso imaginação nos ajuda a saber e nossas experiências nos ajuda a conhecer. Quando estamos diante de uma situação é natural que por algum momento não tenhamos conhecimento de algo, para ter esse conhecimento eu preciso saber e esse processo se dá no ato de imaginar. Se estiver complexo de entender desista leitor, pois se não entendeu até agora eu não saberei explicar mais adiante. Falar de um processo que envolve o saber e conhecer é complicado, no entanto é necessário! Pois se não fosse saber e conhecer seriam palavras que teriam o mesmo sentido. Alguém deve está se perguntando: Mas conhecer e saber não são sinônimos? Alguns as consideram assim. Esse fato é aceitável, pois o significado delas é parecido, mas o sentido é único para cada uma. Como entender o sentido de cada uma? Temos que voltar, fazer uma redução, a essência de cada palavra. Mas esse não é meu intuito - descobrir o sentido de saber e conhecer. Venho convidar a você, leitor, para uma reflexão em que me questiono: Quem surgiu primeiro o Conhecer ou o Saber? Primeiro preciso conhecer para saber ou preciso saber para conhecer? Tais questões são tão complexas quanto a problemática de quem veio primeiro: O ovo ou a galinha?

Jonas Viana
Enviado por Jonas Viana em 16/04/2011
Reeditado em 16/04/2011
Código do texto: T2913470
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.