Liberdade e Escravidão

"Liberdade" é a condição de um indivíduo não ser submetido - pela força ou perda da capacidade de escolher - ao domínio de outro indivíduo; é também a condição de não lhe ser imposto pela sociedade nenhum limite injusto, desnecessário ou absurdo. O conceito de liberdade é abstrato e ideológico: torna-se mais fácil compreendê-lo quando se pensa em 'liberdade de opinião' ou 'liberdade de crença religiosa', por exemplo.

"Escravidão" é a submissão de um indivíduo a outro, de jeito a limitar, injusta ou desnecessariamente, suas escolhas, ou a eliminar potencialidades de escolhas. A forma mais evidende de escravidão é o trabalho sem remuneração, com ou sem detenção dos obreiros no ambiente do trabalho; outra escravidão milenar é a servidão sexual.

O homem faz escolhas a partir de consensos sociais e de sua capacidade de avaliar e validar tais consensos, isto é, de acordo com sua consciência moral. As escolhas submetem o ser humano à responsabilidade por seus atos, prendendo-o a consequências abstratas e concretas deles advindas. Assim, privar o homem de assumir responsabilidades é torná-lo indigno da exclusividade que o faz homem: o raciocínio para a escolha.

Então, a real diferença entre liberdade e escravidão talvez seja a consciência...

Gina Girão
Enviado por Gina Girão em 25/04/2011
Reeditado em 27/04/2011
Código do texto: T2929625
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.