Altruísmo



Sinceramente creio que existam altruístas puros e verdadeiros, mas também percebo claramente que a grande maioria dos atos que parecem ser movidos por algum altruísmo sincero, na verdade são movidos por desejos maquiados de pura troca de egoístas favores.
 
Eu mesmo não sei como me qualificar inteiramente.
 
Por meus filhos, meus possíveis atos altruístas estariam no mínimo contaminados por egoísmo sentimental e biológico e contaminados também por nepotismo ingênuo, desenhado profunda e geneticamente em minha mente e assim afetando diretamente minha reação altruísta para com meus filhos.
 
Quanto a atos altruístas para com a sociedade como um todo, sinceramente creio que exista também máculas covardes contaminadas de egoísmo na busca de socialmente conviver dentro de alguma ajuda mútua. Não significa isto que não agir inteiramente movido por puro e desinteressado amor signifique agir movido, ao contrário, por malvadeza, ódio ou rancor.
 
Sinto-me longe de saber o que seria realmente Amar em toda plenitude e agir altruisticamente livre de interesses, mas continuo minha jornada nesta busca, enquanto não chego lá, vou pelo menos batalhando a favor de dignidade social para todos, mesmo que egoisticamente seja para também levar uma vida digna.

Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 21/05/2011
Reeditado em 21/05/2011
Código do texto: T2984209
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.