ABCD... ANÁLISES BOBAS / COMENTÁRIOS DESCABIDOS

Estranho... Tentarei, de maneira sucinta, comparar a vida a uma partida de futebol. Não quero parecer apenas mais uma com análises bobas / comparações descabidas, mas penso que, muitas vezes, faz-se necessário registrar pensamentos, para mim e muitos, bobos e para alguns, de suma importância.

Tudo se inicia quando nascemos. Neste momento, automaticamente, o juiz “Deus”, ”Alá” ou outra divindade nos dá a oportunidade de darmos o primeiro passo em nosso jogo – vida.

Em casa, ainda bebê, não sabemos a quem dar atenção, a quem torcer... Ao pai de primeira viagem? A mãe abobalhada? Com o passar do tempo, geralmente, a partir dos três anos de idade somos ingressados na escola. É neste momento que começa a competição maior. Dentro da classe, meninos X meninas. Fora desta, a palavra do/a professor/a X a palavra da família, classe X classe, escola X escola.

Para quem torcer? Em que “time” jogar?

E, até os últimos dias de estudo, ou seja, até o recebimento do cartão vermelho – morte – vivemos essa disputa. Sim, pessoas que crescem verticalmente, ou seja, para cima, têm uma visão mais ampla, conseguem ver todo o jogo e saber quais são os melhores dribles e jogadas a se fazer, têm uma visão de futuro mais aguçada; nunca param de estudar. Começam a trabalhar, dão continuidade aos estudos, buscam mais e mais. Por outro lado, pessoas que crescem de maneira horizontal, ou seja, que querem apenas seguir em frente, sem olhar para os lados, desconhecem o valor do estudo, a importância de se atualizar – em sua área ou em diversas.

Diante disso, sabemos que tanto uma partida de futebol como a vida têm um valor inestimável. Uns se entregam a vida e se deixam levar, outros dão a vida pelo futebol. É perceptível que ambos enfrentam barreiras, obstáculos, momentos de fracasso e/ou glória... que seus “jogadores” possuem habilidades únicas.

Por fim, vale salientar e reforçar, quantas vezes for necessário, que goleiro/a, gari, professor/a, zagueiro/a, atacante, médico/a, todos têm oportunidade de marcar gols antes da cartada final, antes do último soar do apito.

12/06/11

Aitnic
Enviado por Aitnic em 15/06/2011
Reeditado em 15/06/2011
Código do texto: T3036730
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.