VISÃO PSÍQUICA...

Você tem dificuldade para ver sem enxergar? Perguntou o mestre ao discípulo, e, ante a surpresa deste, narrou um conto árabe ocorrido com um condutor de camelos, que perdera um de seus animais.

“Caminhava pelo deserto quando lhe sucedeu encontrar um homem, a quem perguntou:

- Acaso o senhor não encontrou, hoje, um camelo extraviado?

O homem respondeu:

- Não é um camelo cego do olho esquerdo?

- Sim.

- Que perdeu um dente de cima e da frente?

- Sim.

- Que mancava da pata esquerda traseira?

- Sim.

- Carregado de milho de um lado e de mel do outro?

- Sim. Mas o senhor não precisa entrar em maiores detalhes. É esse exatamente o camelo que procuro. Estou com pressa. Onde o senhor o viu?

- Não vi nenhum camelo, respondeu o homem.

- O senhor não o viu? E como pode descrevê-lo tão minuciosamente?

- Porque quando a gente pode servir-se dos olhos, tudo tem uma significação. Mas a maioria das pessoas têm olhos que não lhes servem para nada. Eu sabia que um camelo havia passado porque vi seus rastros. Sabia que mancava da pata esquerda traseira, porque de preferência ele usara desse casco e sobre ele se apoiara, como seus rastros o mostram. Sabia que era cego de um olho, porque só pastara a erva do lado direito do caminho. Sabia que perdeu um dente de cima e da frente, porque nos lugares em que mordeu as raízes, a impressão de seus dentes ficou patente na terra. O grão de milho escapou-se de um lado, as formigas mo disseram. O mel escorreu do outro, as moscas mo contaram. Sei tudo que se refere ao camelo, mas não o vi...”

Essa acuidade para se enxergar com a mente é algo devemos buscar a todo custo.

Muitas pessoas sofrem em razão da dificuldade para perceber nas entrelinhas, para não se deixar levar pelas aparências, pelo imediatismo.

Em suma, é necessário adquirir a capacidade para enxergar as “mensagens” que os fatos da vida estão nos dando...

Do contrário...

PEDRO CAMPOS
Enviado por PEDRO CAMPOS em 29/06/2011
Reeditado em 16/10/2012
Código do texto: T3063965
Classificação de conteúdo: seguro