Gozo e prazer (ou Vitórias e derrotas)

(Tony R. M. Rodrigues)

Sobre darmos mais ou menos importância para a nota alta em final de semestre na Universidade ou ao aumento de salário (ou de pênis) que não veio hoje, desconfio que o ângulo de tratamento do assunto tenha a ver com o ângulo de projeção das questões: a vitória nos faz olhar para o passado e ver onde acertamos, mas antes da vitória já havia nossa preocupação, lá no passado, em acertarmos, então quando temos a vitória é algo já meio esperado, resta comemorar, e não pensar muito nisso. Já a derrota, por outro lado, nos aponta falhas em nós mesmos, e a tendência é olharmos primeiro para o passado para ver onde erramos, mas também para o futuro, para ver o que ainda é possível consertar...

Lembrando de uma frase de um psicanalista em que este diferencia gozo de prazer, penso que a vitória é um estado limítrofe de prazer, em que o gozo existe mas tem prazo de validade, por isso o foco maior seja o prazer. Já a derrota é um prazer ainda por buscar, talvez por isso o foco maior seja o gozo.

Ok, eu saio do divã e vou me juntar aos outros, mas se você realmente anotou algo no bloquinho, por favor, corrija-me se eu fiquei só no ato falho.