BRASIL, TERRA ABENÇOADA...

Brasil, terra abençoada...

Quando pensava em ser alguém, sonhava com uma pátria livre... Formado nas décadas de 60 e 70, fruto do Governo militar e ainda tendo a censura contra a bandeira de liberdade de expressão; naquela época, para falar algo, tinha que levantar a mão e pedir permissão! O Hino Nacional estava sempre na ponta da língua e deveria ser cantado, corretamente, e em voz alta...! Lembro-me bem, quando estudava em escola de padres, aos sete anos, pintei a bandeira brasileira de vermelho e azul porque gostava daquelas cores...A professora do alto de seus saltos altos, rasgou minha pintura na frente de todos os alunos daquele ano; afinal, eu não era de família de doutores e advogados... Depois desse episódio fui, literalmente, perseguido pela estimada “educadora”... Quando a oportunidade aparecia, ela não hesitava e nem pensava duas vezes... Vem cá menino! Vá para a gincana de amarrar cadarços!... Na minha ingenuidade, ia... pobre garoto, nem amarrar os próprios sapatos sabia! Ah! Velhos tempos! Contudo, passei de ano de forma inusitada... apesar de tudo, aquela situação me deu forças e coragem para enfrentar outras situações de forma mais tranqüila. Hoje, temos um país livre de grande parte daquela opressão; todos são super conectados e, por outro lado, a gente percebe que a “garra” necessária a nossos jovens não tem mais o mesmo brilho das grandes conquistas e satisfações; as coisas passaram a ser muito efêmeras e sem sentido...Hoje, falta continuidade, coragem para mudar! Da família aos meios de comunicação; do Governo aos jovens, muito se perdeu... Vivemos um mundo mágico de conforto e oportunidades! Mas o que será que deu errado?! Somos abençoados por um país ímpar em riquezas e, muitas vezes, acabamos sendo passivos e permissivos demais com nós mesmos. O que mudou?! Será nossa capacidade de identificar o que nos motiva?! O certo do errado?! Há coerência naquilo que fazemos, sentimos, falamos, acreditamos, enfim?! Que saudades da “garra” real do brasileiro que era muito mais do que um país do samba e de mulher bonita! Somos brasileiros e devemos nos orgulhar, sempre! É hora de abrirmos espaço e refletirmos aonde queremos chegar; que “cara” queremos ter! Vamos acreditar que tudo pode se transformar em algo mágico e muito, muito melhor! Vamos deixar a hipocrisia de lado e pedir a nossos governantes que façam valer o peso de cada voto! É nesse contexto e nesse Brasil que devemos acreditar... Um país que não pode só viver de esperança! Vamos abençoar cada brasileiro; comemorar cada vitória e crescer diante de cada dificuldade! É nesse país e nesse povo que eu quero acreditar! Um Brasil abençoado...