O Sorriso

(Inspirado no sorriso de Kika, minha priminha muito querida)

O sorriso é uma coisa interessante. É uma reação involuntária que expressa felicidade, satisfação, alegria ou prazer. Além da expressão no rosto, existem também alterações internas que poucos de nós percebemos, mas que mexem conosco.

Quando sorrimos, uma série de músculos do rosto adotam uma expressão típica, facilmente perceptível. Esta é a parte fácil do sorriso.Internamente desencadeiam-se mudanças. No olhar, a glândula lacrimal libera uma lágrima, que é espalhada por uma rápida piscadela, a íris se dilata, as sombrancelhas sobem, deixando o olho maior e mais brilhante. O coração acelera, mandando mais sangue para o rosto, tornando a pele levemente mais corada e mais lisa, mais jovial. As narinas dilatam-se para captar feromônios, os sensores corporais tornam-se mais aguçados, o cérebro afasta as barreiras comportamentais, deixando o indivíduo um pouco mais liberto e acessível, as mãos tremem levemente, ansiando por um toque.Esses sinais internos são perceptíveis pelo subconsciente, e o cérebro humano se predispõe a compartilhar o sorriso. É por isso que dizem que o sorriso é contagiante.

Sorriso fingido

Fingir um sorriso parece fácil, mas tudo o que conseguimos é uma expressão semelhante, e nunca o sorriso verdadeiro, pois faltam os sinais internos. A pele continua no mesmo tônus, o olhar não brilha, o comportamento permanece o mesmo. Pessoas sensíveis detectam essa falsidade facilmente.

Fingindo um não-sorriso

Fingir um não-sorriso também não é fácil, pois por mais que controlemos a expressão facial, não temos controle sobre os sinais internos, involuntários. Apesar da podermos manter a sobriedade no semblante, o corpo exulta, a pele do rosto parece mais jovial, o olhar mais brilhante, o coração acelerado e o comportamento fica mais liberto. Sorrimos mesmo sem expressar isto.

Riso

Sorriso e riso não são a mesma coisa. Enquanto o sorriso expressa a felicidade, satisfação, prazer e alegria, de modo contido, o riso expressa somente a alegria, quase sempre de modo súbito, por alguma situação atípica vivida. Sorrir e rir são duas complexas reações humanas que só fazem bem.

Exercitando o sorriso

Apesar de ser um ato involuntário, podemos exercitar o sorriso, e de uma maneira até simples. Basta para cada situação vivida, nos apegarmos às coisas positivas dessa situação, aquilo que poderá nos trazer felicidade, satisfação ou prazer. Para cada pessoa com quem nos relacionarmos, mesmo que seja um simples bom dia, basta imaginar o que ela tem de bom, suas qualidades e pontencialidades. Em resumo, abrir o coração em todas as situações, e assim nosso corpo desencadeia toda a expressão interna do sorriso.

Pessoas que agem assim são facilmente identificáveis, e contaminam seus interlocutores e as pessoas em volta. Percebemos o prazer que experimentam ao conversar, o brilho nos olhos, fala despreendida, faces coradas, gestos meio desajeitados e, é claro, a expressão no rosto.

Ver sorrisos, mesmo que não sejam dirigidos a nós, é contagiante, como se sintonizassem os corpos e as mentes para as coisas alegres e felizes da vida.