Mundo de gente grande

* Reto, estreito, direto, não existe outro jeito. Um só caminho, uma única linha de raciocínio. É assim que somos instruídos na mais tenra idade. Quando pequenos não nos permitem indagar, apenas nos repelem com evasivas e ordenam: "Vá assistir televisão". A curiosidade se perde, a infância nos retrai...

* Crianças cada vez menos crianças, enquanto jovens prolongam a juventude. A rebeldia se manifesta desmedida e não me surpreende. Quanto mais oculto maior o tumulto. Mas não sabem o que fazer, como reagir e proceder. Uma realidade aleatória, fumaça e embriaguez convidam as mentes inquietas. Começam a perceber que não é normal. Não pode ser verdade essa única reta, uma direção como exclusiva opção. A curiosidade é reencontrada, a juventude nos inflama...

* Mas quase não há reclamações porque nada nem ninguém acredita nessa idade. Vejo, aliás, um abuso enorme, quase que usurpam as criatividades e energias, fazem o proveito sem darem o devido reconhecimento. Sabem que a inexperiência auxilia na manipulação. Vão moldando as novas mentes, sempre na mesma rota... Aí os anos chegam e as ideologias passam. Viram mais um trabalhador, menos um estudante, mais um endividado, menos um manifestante. Os sonhos vão descolorindo, ganhando consistência, o mundo real não permite pureza e inocência infantis ou revoluções e mudanças juvenis. É mundo de contas a pagar, mundo de gente grande, no domingo vamos votar e reclamar bastante. Mundo de condenar políticos, indústrias e outras idades, mas compactuar de limitações, se enredar em ditaduras e consumir futilidades...

* Os passos são apressados, pegadas desaparecem. É uma rotina que não se gosta ou questiona, apenas se suporta porque "funciona". É a mesma direção sempre, o que te move e te norteia? Caminho cada vez mais estreito e sufocante, aniquila curiosos e delirantes. Assim a curiosidade finalmente morre, sem ar e espaço para inovar, dizem que a velhice nos acolhe... Todos ficam a esperar.

Priscila Silvério
Enviado por Priscila Silvério em 04/09/2011
Reeditado em 05/09/2011
Código do texto: T3200836
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.