Sobre a seleção brasileira convocada pela Globo

A seleção brasileira vem sendo convocada pela Globo para perder bonito. Nunca uma seleção brasileira de futebol teve uma campanha tão lamentável, apesar disso, poucas foram tão apoiadas pela televisão.

Há muitos erros, um deles é a falta de responsabilidade; o técnico devia assumir a responsabilidade inteiramente, não permitem que o faça. Suspeito que quem convoca o time sejam Galvão Bueno, Casagrande e talvez mais alguém da televisão. Mano dirige o time. É notório que se todos ficarem metendo a colher o doce desanda.

Outro erro conceitual lamentável consiste na ideia de perder bonito. Há um erro na concepção de beleza, quase sempre simples e equilibrada. Buscam um ideal barroco de beleza rebuscada, as firulas. Os dribles excessivos e ineficientes de Robinho, por exemplo, raramente são belos, em geral desnecessários, desfocados, meras firulas. Neimar, Ronaldinho e outtros vêm sendo estimulados a fazer o mesmo com base em um ideal de beleza francamente deselegante.

O time brasileiro jogará hoje contra a Argentina, talvez ganhe, a rivalidade é grande demais para ser desconsiderada. Mas um time armado de acordo com o princípio de jogar rebuscadamente tem chance nulas de ganhar uma copa do mundo, está sendo armada para perder bonito. Jogando assim não chegará à final, cai bem cedo.