Somos uma catástrofe ambiental

Uma vez aprendi no colégio, que na natureza, todo animal precisa de uma presa, uma fonte de alimento, assim como precisa de um predador, para evitar que outras espécies entrem em extinção, e também, para impedir um crescimento descontrolado dos seres dessa espécie, que podem ocasionar uma catastrofe ambiental.

Agora olhe em volta. Não está notando algo de errado? Para mim parece bem claro o sentido da frase “catástrofe ambiental” quando olho para nós. Somos seres humanos, mas não deixamos de ser animais. Somos o animal racional. Tecnicamente é o intelecto que nos separa dos outros animais, assim como a ignorância. Veja por si mesmo, toda as catástrofes e desgraças que causamos não só à natureza, mas à nós mesmos. Desde que antingimos o apogeu da existência, nos tornamos arrogantes, ambiciosos e patéticos. Não passamos de uma catástrofe ambulante, pois cada coisa que fazemos, desde jogar um chiclete no meio da rua, é uma agressão brutal a natureza. Nós causamos a extinção de várias espécies, destruimos graduadamente nosso planeta enquanto guerreamos entre si. Fome, miséria, discórdia, bombas atômicas, não foi a natureza que criou isso. Apocalipse, Ragnarok, fim dos tempos, Dia do julgamento final, Paraíso, Inferno… É tão simples enchergar o quão doentio nos tornamos.

Destruimos a beleza de um mundo. E no futuro eu temo, que venhamos a destruir a beleza de outros. A humanidade parece, nada menos, do que uma praga, e agora, só nos resta esperar pela hora de nossa morte. Que tipo de animal nos tornamos?!

Gabriel Almeida
Enviado por Gabriel Almeida em 02/10/2011
Código do texto: T3254123
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.