## VERDADES ##

Longe de mim ser dona da verdade. Que verdade? E quantas verdades há de terem donos? Não sou dona de nada, nem de mim mesma, pois estou a mercê de algo que desconheço e que a qualquer tempo poderá levar-me. Nem mesmo sei o quanto minhas ditas verdades me são verdadeiras. Somos prolixos demais e imperfeitos demais para querermos ser donos de alguma coisa ou de alguma ideia. Portanto, admitindo que as verdades não sejam assim tão verdadeiras o quanto imaginamos, deixemos de lado a hipocrisia, buscando em nós as verdades que possam fazer algum sentido (mesmo que não façam sentido para os outros, afinal todas as verdades acabam sendo contraditórias e isso é um rolo que não tem mais fim). Pra mim, uma das verdades que fazem mais sentido é fazer o bem. Taí uma coisa que não pode fazer mal a ninguém (claro). Quando alguém diz não ter religião ou não acreditar em Deus, as pessoas parecem olhar um monstro, como se essa fosse a “única” característica determinante para se julgar que alguém seja do bem. Um dia ouvi Dráuzio Varela dizer que quando os pacientes sabiam que era ateu pareciam ficar um pouco mais desacreditados, como se fosse um absurdo alguém como ele não acreditar em Deus. Mas, e os que dizem acreditar, que vivem nas igrejas, mas cujas atitudes não correspondem a “nenhum” mandamento de Deus? São estas as pessoas “louváveis”???? Que verdade há de ser mais verdadeira do que admitir seu limite de compreensão, de entendimento? Conheço ateus muito mais gente do que muita gente que crê em um Deus pelo qual não deve absolutamente “nenhum” respeito ou consideração.

O respeito pela sua própria vida está na maneira como você trata o outro e quanto menos as pessoas entenderem isso, mais desabarão no buraco negro da decadência humana.

As pessoas devem entender que não precisam passar por cima de ninguém para ser alguém, nem que precisam derrubar alguém para subir na vida. E devem entender também que nem sempre as pessoas que lhes tratam bem querem alguma coisa de volta. O problema é que a humanidade está ficando desacostumada ao amor, à compreensão, à humildade, ao carinho, à fraternidade. Cada um tem suas capacidades, seu caminho, seu lugar, basta que procurem, que lutem, que trabalhem e acreditem no seu desempenho e potencial. Há pessoas que buscam sempre o do outro no intuito de tirar de alguém para si. É a inveja arraigada a um comportamento humano pobre, de almas pouco elevadas que acham que pra subir terão que derrubar alguém. Como, num país que vai para 200 milhões de habitantes as pessoas ainda podem pensar dessa forma? É uma atitude no mínimo pequena para quem deseja ser grande.

Portanto, que sejam nossas verdades distintas, mas que sejam distintos nossos atos. Todos sabem sobre o mal e o bem, assim como sabemos o que engorda e emagrece. Mas o que percebo são as borrifadas hipócritas dos que se dizem donos da verdade.

Que sejamos muito mais luz. Repito: não sou dona de nenhuma verdade, mas ninguém é!

(Taciana Valença)

TACIANA VALENÇA
Enviado por TACIANA VALENÇA em 27/10/2011
Código do texto: T3301984
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.