Você, seu algoz!

Em meio a tantos temas clichês abordados diariamente nas redes sociais, tem um que em especial que ultimamente anda ocupando grande parte dos meus pensamentos:

A falta de capacidade de grande parte das pessoas em assumir suas culpas e responsabilidades.

O que mais se vê por ai são pessoas reclamando da vida, dizendo e afirmando que a vida é cruel e injusta com ela, isso quando não escolhe um felizardo com nome, sobrenome e endereço para ofertar essa carga tão pesada.

Se tem uma coisa que aprendi com alguns "tombos" da vida é que tudo, mas tudo mesmo que acontece em nossa vida é porque permitimos de alguma maneira. Nada é culpa da vida ou de alguém.

Se for para falar em culpas, posso dizer que tudo que acontece em nossa vida porque permitimos de alguma maneira que acontecesse é meramente culpa nossa.

Mas são raras as pessoas que conseguem enxergar isso, porque com certeza será sempre mais cômodo passar essa bagagem pesada para outros carregarem pela gente.

Com certeza uma das coisas mais difíceis da vida é encarar a si mesmo e assumir as tais culpas e responsabilidades pelos acontecimentos de nossa vivência. Sair da zona de conforto que nos mantém no papel de vitima é uma tarefa difícil e dolorosa, mas posso afirmar que é algo que rende frutos muito melhores para nós mesmos quando carregamos essa bagagem sozinhos.

A tua vida é e sempre será o que você escolhe, o que traça, o que escreve, mesmo que muitas vezes sem total nitidez.

A gente passa pela vida com olhares totalmente superficiais, olhando para os lados e enxergando apenas as embalagens, então pense... Se conseguir olhar e perceber de verdade o que se passa ao teu lado, a tua volta, imagina quão mais difícil é conseguir exercitar isso consigo mesmo.

Mas digo que vale a pena pelo menos tentar, porque os resultados desse árduo exercício são coisas que você vai carregar para o resto da tua vida e também aplicar em todos os setores dela.

Sem falar que vai passar a apreciar muito mais essa pessoa que se chama VOCÊ, vai ter um imenso prazer na sua própria companhia, enxergando a tão temida solidão por outro angulo, se sentindo enfim um ser humano inteiro, tendo certeza que não precisa de metades de outro alguém para conseguir sobreviver ou viver e assim tendo a capacidade de se relacionar melhor com qualquer pessoa que seja.

Antes de apontar a vida ou alguém como culpado ou responsável, preste atenção e verá que você é seu próprio algoz.

Deby Lua
Enviado por Deby Lua em 01/11/2011
Reeditado em 04/12/2014
Código do texto: T3310850
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.