Evolução, este mistério imperceptível em tempo real



Entendo que para pessoas sem conhecimento maior sobre a evolução, e por ser esta aparentemente tão prolixa em ter gerado tão grande variação de vidas, tende a nos levar a crer que a evolução seja dirigida por algo místico.
 
Da química pura fez-se a biologia, do nada biológico até a situação atual de complexidade e de multiplicidade de vidas ocorreu uma série sucessivas de pequenas transformações que quando observadas no presente não só parecem, mas são absurdamente enormes estas transformações. Quando olhado de forma simples, ingênua e a olhos despidos de cuidado evolutivo, desde o agora até o passado longínquo, até parece que tudo foi realmente engendrado com o único motivo de nos permitir hoje aqui estarmos, principalmente quando contemplamos segundo nossa vaidade e presunção homocêntrica.
 
O que se passa é que o hoje foi alcançado por quase infinitas e sucessivas pequenas, quase imperceptíveis em muitos casos alterações genéticas aleatórias, ao longo de bilhões de anos. Estamos aqui por mero acaso da sorte, mas continuamos preferindo acreditar que aqui estamos por designío e determinação “superior”.

Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 22/11/2011
Código do texto: T3349334
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.