Tentativa

Tentar é fácil. Conseguir é que é difícil. Não, à mim mesmo sobre isso. É exatamente o contrário: conseguir é fácil, difícil é tentar.

Estou tentando tentar, e até estava indo bem. Foi aí que passei a tênue linha entre a boa e a má conduta. Comecei ,assim, a me afastar de meus objetivos. Voltei à estaca zero.

Tudo bem, errar faz parte, mesmo sendo chato, e com isso aprendi e adquiri experiências novas. Estou aprendendo. Agora sim estou pronto, ou não, ainda, para o que der e vier. Estou preparado para tentar.

Facilmente poderia jogar a culpa à alguém. Qualquer um, desde meu melhor amigo ao cara que atendeu o telefone quando liguei para pizzaria. É tão simples colocar o peso nas costas dos outros, porque não podemos fazer isso mais vezes?

Facilmente poderia por a culpa em acontecimentos externos. Minha namorada terminou comigo, então está tudo bem se eu beber e tirar a vida de alguém em um acidente de carro.

Mas não. Existe algo que vai além de mim, além de você, além de todos que conhecemos. Chama-se sentimentos. E entre eles, a culpa e o bom senso não permitem que seja mau à esse nível. Os outros, como a piedade, me fazem ajudar aqueles que seguem por esse caminho.

Talvez eles não queiram ser ajudados. Talvez. E sofro por isso. Sofro pelos outros. Meus sentimentos não me deixam ficar feliz enquanto vejo um garoto ser espancado pelo pai, sem motivo algum. Eu tenho que fazer algo, tenho que acabar com isso.

Pode ser esse o espírito daqueles que movem o mundo, tentando transformá-lo num lugar melhor, mas mesmo se for, tenho minhas dúvidas perante ele.

Penso que se desprender de tudo seria então uma saída. Nunca mais me sentiria assim. Mas seria isso apenas uma fuga, e quando menos espera-se, estaria me sentindo triste novamente, tudo em função do pequeno mundo em que vivemos.

Aceitar. Quem sabe não é isso que tenho que fazer? Aceitar o mundo e seus erros, mas, ao mesmo tempo, lembrar de tudo o que ele pode oferecer de belo e de bom. Essa é a resposta. Talvez apenas por hoje, e amanhã não haverá mais de ser útil. Mas ainda sim, posso tentar.

Voltei à estaca zero. Voltei, mas agora tenho um plano e uma motivação para tentar outra vez aquilo que outrora falhou. Falhou, sim, mas pelo simples fato de ter desistido de tentar, de ter medo de errar. Só porque é algo difícil.

Gutocbs
Enviado por Gutocbs em 26/11/2011
Reeditado em 26/11/2011
Código do texto: T3357669