Exaltação da hipocrisia

Tenho visto há dias alguns homens compartilhando nas redes sociais um texto do grande Arnaldo Jabor que fala algumas coisas sobre não ficar com uma mulher apenas pela aparência e todas aquelas verdades que só um homem como ele é capaz de externar na teoria e na prática.

Jabor como sempre um grande mestre nas palavras consegue expressar a verdade que a grande maioria das pessoas não consegue. Um homem a parte, pessoa rara e singular. Adoro os textos dele.

Mas tenho verdadeira aversão à hipocrisia e acho totalmente patético alguns homens compartilharem esse texto em especial, porque sabemos bem que essa atitude de compartilhar o texto é apenas uma teoria ou espécie de vitrine para parecer um pouco mais culto e inteligente, pois na prática a grande maioria não pensa assim e muito tem atitudes que demonstrem sua concordância com o texto.

O que mais se vê por ai nos finais de semana são homens ficando e “pegando as gatinhas da moda”, as patricinhas siliconadas, malhadas, ratos de academia e com a cabeça vazia. (Claro que existem algumas raras exceções que conseguem ter coordenação motora para unir beleza e inteligência).

Mulheres que são só aparência, uma mera embalagem, que ocupam seu tempo apenas malhando o corpo, sem se preocupar em “malhar a mente”, que gastam seu dinheiro para ostentar por ai, achando que isso é um investimento para caçar um bom partido, vulgo “homem da moda”. Mulheres que expressam claramente a junção da futilidade com a superficialidade, que são capazes de confundir Aleijadinho com Van Gogh e um Nenúfares de Monet com uma Vitória Régia.

Mas o mais engraçado é que tanto homens quanto mulheres que beiram o narcisismo se acham o máximo e desfilam por ai nos finais de semana como se fossem pavões ostentando o seu belo rabo, pegando somente as pessoas da moda, sendo um grande exemplo de pessoa objeto, que só serve para adornar, mas tem a cabeça tão vazia que não conseguem enxergar o obvio.

Bem típico de pessoas que passam a semana inteira comendo miojo para final de semana “investir” em espumantes nos lugares badalados e assim garantir seu lugar em um camarote qualquer.

Dai depois vem compartilhar um texto do Jabor que não condiz em nada com suas atitudes é no mínimo contraditório hein.

Conhecimento, cultura e inteligência não são roupas da moda que se veste e desveste a qualquer momento, são coisas que se aprende ao longo da vida e que passam bem longe da superficialidade de um corpo malhado e uma mente vazia.

Solidarizo-me com o mestre Arnaldo Jabor por ter um texto seu usado para uma atitude que é a legitima exaltação da hipocrisia.

Deby Lua
Enviado por Deby Lua em 06/12/2011
Reeditado em 16/12/2011
Código do texto: T3374835
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.