Pensando o cigarro -

Claro que o cigarro é prejudicial. Todos os fumantes, definitivamente, deveriam se conscientizar, não só pelo fato de incomodar outras pessoas, mas também pela própria saúde. Sim, o governo deve fazer campanhas, evitar a exposição midiática de propagandas e, sobretudo, estabelecer leis rigorosas.

Agora, entender que certas pessoas NUNCA abandonarão o vício é a premissa indissociável de uma luta longínqua para a resolução de mais este problema de saúde pública. Eu fumo. Quero sinceramente deixar de fumar, não só por ainda ser um “incipiente”, apesar de ser viciado, mas também por que o desgraçado está me deixando cada dia mais cansado (e, aos 20 anos, se você é deste mundo e mora no Brasil, não é permitido por lei ficar cansado). Meu sedentarismo contribui também. Meu vegetarianismo sem orientação nutricional tem uma parcela de culpa. Os segundos, gradativamente, já trabalham para a nossa morte, melhor não ajuda-los, certo? Portanto, vou abandonar esta minha procrastinação em 2012 – isto já não é procrastinar? Rá, rá. O que precisa ficar claro na cabeça das pessoas é que grande parte dos fumantes querem deixar o vício, porém, como já diz o nome, é um vicio e precisa ser tratado, não condenado. Um bombardeio de dopamina explode em nossas cabeças quando (nós, fumantes) sentimos tal necessidade de tragar a fumaça maligna. Eu mesmo não me imagino beber uma cerveja sem dar uns tragos e é por essas e outras que sucumbimos ao vicio: Por relacionarmos certos hábitos com outros. Estresse-fumaça-cerveja-fumaça-café-fumaça-almoço-fumaça-balada-fumaça-andar-fumaça-transar-fumaça-enfim-fumaça. Tudo faz parte da jogatina que o mundo adora e que, por ironia cosmológica, é viciado: A de espalhar tudo obstinadamente, peça por peça, fazendo-nos encontrar aquelas que caibam perfeitamente em nosso modo de ser e agir, para que ele também possa sobreviver e manter o seu vício.

Aos fumantes, eu digo: fazer o quê? Comprar bala de mente e cariar os dentes? Aceite as conseqüências do que acha que te faz melhor. (Frase de uma música do Dead Fish)

E, aos não fumantes: Calem-se, vocês são gordos e viciados em masturbação na internet, então...

JimMorrison
Enviado por JimMorrison em 24/12/2011
Código do texto: T3404461