Olhos visionários

O nosso Deus é para além de todos os componentes da matéria; para além da própria luz que o sol preenche o micro espaço que há em uma fenda numa pedra. – nosso Deus é luz plena imaterial.

Para o homem comum, ainda leigo o olhar às coisas, carece de algo material para assim tentar compreender a imaterialidade, a essência contida nos objetos...

Muito se dizem quanto a adoração que o homem católico, com exceções, exerce sobre obras de artes que afigura imagens sacras, mas muitos esquecem que há também adoração a objetos não sacros. Um carro, uma casa, até mesmo uma pessoa são formas de adoração que o homem põe em prática diariamente...

Deus, o Mestre dos mestres, nos trouxe ao mundo Cristo no corpo físico material de Jesus, para que o homem compreendesse então sua essência com ser divino, cheio de virtudes verdadeiramente humanas. E naquele tempo, “o filho do carpinteiro” por meios de belas palavras e ações perfeitas moldava na superfície rustica do homem novo ser.

Me peguei hoje, pensando sobre o estado miserável que terminou um dos maiores artistas que a humanidade pode conhecer, Antônio Francisco da Costa Lisboa, o Aleijadinho, e pensei que sua doença que o tomou aos poucos as articulações das mãos e dos pés fosse um castigo por ele construir esculturas sacras para fins de ornamentação de igrejas, as quais caíram nas graças dos fiéis como objetos de adoração, mas logo percebi que a beleza e poesia de suas obras tem algo que ultrapassa sua estética.

Então sua vida contra as injustiças sociais da época, que sofria o homem escravizado ao trabalho forçoso nas minas, garimpando ouro para enriquecer outros países, só podia ter algo divino refletido de sua arte. A doença não o impediu de criar tão belas obras, mas o tornara mais forte em seu martírio...

Há condenações por parte dos "protestantes" àqueles que apreciam a beleza da arte sacra, a poesia que nos fala por um único sentido, a essência para além da pedra rustica, aquela coisa que só mesmo um apostolo das artes soube desroupar com tamanha espiritualidade.

O artista tem olhos visionários... Assim como o Aleijadinho avistava no bloco rustico a possibilidade de uma bela obra de arte, Jesus avistava no ser homem o ser humano belo em ações e virtudes. Enquanto um tenta explicar o abstrato por meio do concreto, o outro faz o contrário, busca dizer ao concreto, ao homem, que ele é mais que materia, que é acima de tudo essência, a obra mais bela que criastes o Mestre dos mestre.

Agnaldo Tavares o Poeta
Enviado por Agnaldo Tavares o Poeta em 27/12/2011
Reeditado em 27/12/2011
Código do texto: T3408175
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.