Currículo Escolar

O currículo escolar é a vivência dos alunos na escola e fora dela, na sua vida social, sua experiências que irão contribuir para a formação do currículo escolar individual de cada aluno e assim, o professor pode desenvolver suas atividades na organização da vida de cada aluno.

Portanto, a obrigação da escola e de seus profissionais é buscar na experiência de cada aluno elementos que possam subsidiar a sua prática pedagógica, o que gerará recursos que contribuirão para a formação do currículo escolar dos discentes, isto é, o currículo escolar deve ser formado partindo-se da realidade da comunidade local e de aspectos da vida dos educandos.

Acredito que quando os alunos entram na escola, não são uma folha de papel em branco, como pensavam no passado, eles já têm uma história de vida e pessoas que o influenciam no exterior da escola, e isso faz com que eles apresentem um comportamento individual, e assim trabalho os conteúdos partindo da vivência sociocultural específica de cada um. O currículo escolar, deve ser formado e desenvolvido a partir do conhecimento prévio de cada aluno em particular.

Trabalhando em equipe com dois princípios fundamentais: compromisso e responsabilidade, com os objetivos e metas definidas, resultado do trabalho coletivo, ênfase no estímulo a discussão aberta e as reuniões efetivas de resolução de problemas, desempenho medido, por meio da avaliação de resultados do trabalho coletivo. Discussão e execução do trabalho em conjunto.

Caracterização da comunidade escolar com pesquisas sobre a clientela.

O projeto pedagógico de uma instituição de ensino é o instrumento que visa fornecer dados e informações importantes sobre a dinâmica do cotidiano escolar e da comunidade em torno da qual se localiza.

Avaliando o contexto escolar em todos os aspectos.

A formação do caráter e da personalidade dos alunos é elemento integrante e importante do currículo escolar. Sendo assim, as experiências de vida são determinantes na formação e no amadurecimento destas características.

Por meio de textos, fatos históricos do cotidiano e daqueles vividos pela comunidade local, projetos e no planejamento anual.

Com integração, compromisso, atualização, contextualizando os conteúdos e interagindo entre as disciplinas.

Roseli Princhatti
Enviado por Roseli Princhatti em 28/12/2011
Reeditado em 28/12/2011
Código do texto: T3411216
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.