Destino, decisão e livre árbitrio

Destino é geralmente concebido como uma sucessão inevitável de acontecimentos relacionada a uma possível ordem cósmica. Portanto, segundo essa concepção, o destino conduz a vida de acordo com uma ordem natural, da qual nada que existe pode escapar. Concepção antiga é presente em algumas mitologias, como por exemplo, na mitologia grega, através das Moiras, Na mitologia grega, as Moiras eram as três irmãs que determinavam o destino, tanto dos deuses, quanto dos seres humanos. Eram três mulheres lúgubres, responsáveis por fabricar, tecer e cortar aquilo que seria o fio da vida de todos os indivíduos.

Decisão

(latim decisio, - onis, diminuição, enfraquecimento, solução, compromisso) s. f.

1. Acto. . ou efeito de decidir.

2. Resolução tomada após discussão ou exame prévio. = DELIBERAÇÃO, JUÍZO, SENTENÇA.

3. Capacidade para decidir ou resolver algo. = CORAGEM, INTREPIDEZ

4. [Teologia] Prescrição sobre matéria de fé ou de dogma.

Livre-arbítrio (ou livre-alvedrio) é a crença ou doutrina filosófica que defende que a pessoa tem o poder de escolher suas ações. A pessoa faz essa escolha baseando em uma análise relacionada ao meio. A escolha é feita para beneficiá-la ou não.

A expressão costuma ter conotações objetivistas e subjetivistas. No primeiro caso indicam que a realização de uma ação por um agente não é completamente condicionada por fatores antecedentes. No segundo caso indicam a percepção que o agente tem que sua ação originou-se na sua vontade. Tal percepção é chamada algumas vezes de "experiência da liberdade".

No domínio religioso o livre-arbítrio pode implicar que uma divindade onipotente não imponha seu poder sobre a vontade e as escolhas individuais. Em ética, o livre-arbítrio pode implicar que os indivíduos possam ser considerados moralmente responsáveis pelas suas ações. Em psicologia, ele implica que a mente controla certas ações do corpo.

Destino, decisão e livre árbitrio

(Vitor Bello)

Você acredita em destino? E que cada situação já esta pronto para acontecer?

Na mitologia grega as Moiras determinavam o destino de deuses e seres mortais…

Maktube está escrito!

Se tudo já está pré-estabelecido para que serve o livre árbitrio?

Seria uma forma de chegar ao mesmo destino por um caminho diferente.

Oi meu nome é Nínguem, sou mais um alguém que como você acreditar ser dono do seu próprio destino.

A realidade do hoje não é diferente de alguém lá fora. As mesmas dúvidas e medos já que foram vividos por diferentes pessoas. Eu Nínguem sou mais um como tantos outros.

Vivendo em uma realidade de escolhas feitas, por meu livre árbitrio, encontrei várias direções a serem tomadas cada qual levaria a outro e outro caminho.

Lembra? Livre árbitrio!

O livre árbitrio não vem só e depende das decisões tomadas e estas dependem da coragem de cada invíduo, após deliberar muito com seu eu.

E nesta realidade viver em uma bolha e uma escolha de muita coragem.

Bolha lugar onde se encontra um universo para viver plenamente a felicidade traçada pelas Moiras no meu destino.

Oi! Meu nome é Nínguem e vivo aqui, tão perto e distante. E se um dia descubrirem-me aqui na bolha, sem medo diga o meu nome…

Lembre-se meu nome é Nínguem!

vitor bello
Enviado por vitor bello em 07/01/2012
Reeditado em 07/01/2012
Código do texto: T3427001
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.