Universitários ou Revolucionários? Part 8

Universitária:

“ Eu sempre fui contra a hegemonia americana, coisas do tipo,

tudo foi só ficando mais claro pra mim...”

Comentário: Bom não poderia faltar o velho e bom(ironia) conceito do anti-imperalismo americano, não é mesmo? Essa é a retórica mais fácil, e portando fiz questão de ser ponderado para que não fosse injusto com a comparação em relação ao Brasil. Mas negar tal realidade é um atestado claro que a pessoa já perdeu o senso da mesma.

Vejamos..

Retórica

Vamos começar pela Educação, dentre as melhores universidades do mundo nos exames internacionais., as americanas estão sempre entre as primeiras. Já as brasileiras, a USP considerada a melhor, está classificada hoje na 177 posição. Sem comentário! A tecnologia que possibilitou nosso contato e conversa sobre o tema, foi desenvolvida lá, e tantas outras tecnologias que consumimos. E qual a tecnologia que o Brasil produz? O Brasil atualmente é o maior produtor de comodies do mundo, ou seja, maior plantador. Enfim, poderia dar mil exemplos e comparar o EUA com o Brasil, mas isso seria injusto. E os EUA não são um país perfeito, não existe um país perfeito e nunca existirá. Logo pode parecer que tudo que é americano, é melhor. Eu não concordo com esse pensamento. Porem, reclamar da hegemonia americana, soa como despeito e inveja de uma sociedade que se formou com base nos princípios da honra, do trabalho, e da liberdade. E quais os princípios dos Brasileiros? Não seria, Meu trazeiro antes de tudo? Uma sociedade hipócrita e covarde, acomodada, refém do “jeitinho brasileiro”, que se contenta com um samba e uma cervejinha no fim de semana para aliviar as tensões ..( provocação explícita..rs) O jogo de futebol, com uma paixão passional, a novela sagrada. O big brother.

Um país que dormi tranquilo quando 50 mil cidadãos morrem por ano, conquistando o título do povo mais assassino do mundo. E depois disso tudo, ao invés de olharmos para nossos problemas indentifica-los e reconhecer nossa insignificância no plano universal, preferimos dizer que somos o que somos, por conta da hegeonia americana,( Você não disse isso, mas muitos atribuem o fracasso do Brasil, aos americanos) por conta do “capitalismo selvagem”, a culpa é impugnada a tudo e à todos, menos na nossa porca miséria intelectual, cultural, social, tecnológica. Temos sim, mesmo que não concordando plenamente com os valores e posturas americanas, tirar o chapéu, pois eles estão anos luz a nossa frente, e deveria ser referência em alguns aspectos e não um espantalho para despejarmos nossa raiva e despeito por não sermos melhores do que somos.