A oração que agrada Deus

Os discípulos o interrogavam assim: Devemos jejuar? Como devemos rezar? Como devemos dar esmolas? O que deve ser observado em relação aos alimentos? Disse Jesus: Não faleis mentira, não façais o que detestais; vós estais nus diante do Céu, o que ocultais, o que está encoberto, tudo será descoberto.

Tudo que fazemos sem amor e sem qualidade de presença e com a “intenção” de fazer e receber algo em troca; é tempo perdido. Se jejuarmos com a “intenção” de jejuar cometemos pecados, se rezarmos com a “intenção” de rezar cometemos pecado, se dermos esmolas com a intenção de dar esmolas cometemos pecado. As nossas ações têm que ser espontânea, assim como o desabrochar de uma flor. “Tudo desaparecerá, só o amor jamais passará”. O importante não é tanto o que fazemos, mas a maneira como fazemos que dependerá da qualidade e da sinceridade de nosso ser. Nós somos justificados pela fé e não pelas obras. De nada adianta parecer justo diante dos outros quando afinal o nosso interior está corrompido. Ninguém será justificado pelas obras, pois se fosse assim, quem dispõe de mais recursos poderia facilmente comprar a sua salvação. Temos que fortalecer a alma pelo lado de dentro para que as nossas virtudes sejam refletidas pelo lado de fora. Jesus disse nos evangelhos canônicos: “Vós limpais por fora a taça, mas por dentro estais cheios de rapinas e maledicências... sepulcros caiados”. E no evangelho de Tomé, Jesus contenta-se em dizer: “Parem de mentir”, não se deixem levar por histórias, não brinquem de puros, santos, perfeitos. Seja o que vocês são, parem de blefar, não mantenham a dualidade entre o Ser e a aparência. “O que detestais, não o façais”. Ou ainda: “O que não quereis que os outros vos façam, não o façais a outrem, eis as Leis e os profetas”. “Vós estais desnudos diante do céu”. Não é possível viver a vida inteira mentido, pois chegará um dia em que o que somos será revelado.

José Renato Bueno é cristão sem denominação religiosa, escritor amador, teólogo eclesiástico e jornalista profissional MTB 50.761/SP.