Sobre os Concursos Literários Nacionais

Cada vez mais eu fico decepcionado com os concursos literários nacionais, pois eles só selecionam e premiam os autores da região Sul e Sudeste. Os concorrentes são oriundos de todo o país, no entanto, os contemplados não. Isso é algo antigo, secular. Não tem jeito, somos o quintal desse país em relação a todos os assuntos, incluindo política, saúde, educação e cultura. Infelizmente, os nordestinos são os excluídos da sociedade brasileira.

E isso não vai mudar nunca, pois esse fato não é um problema apenas financeiro (por sermos mais pobres do que eles) é, acima de tudo, um problema de caráter sociológico. Além disso, também pode ser adicionado fatores como logística e economia com postagem de material literário e cultural. Portanto, restam aos protagonistas da cultura nordestina (escritores, poetas, pintores, escultores, arquitetos e etc.) saber conviver com esse preconceito. Paciência.

Fábio Pacheco
Enviado por Fábio Pacheco em 21/01/2012
Código do texto: T3453925
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.