Peixe morre pela boca...

Como faz um bom tempo que não escrevo, não estou para escrever um artigo ou uma redação, mas expor alguns pensamentos... Para que possamos convencer alguém de algo, devemos usar palavras atraentes e convincentes que, no velho ditado, seria “vender o peixe”... Por falar em “vender o peixe”, por qual motivo não falarmos desses animais curiosos, mas mal interpretados por todos nós?

Existe um ditado popular e que acho interessante é que “peixe morre pela boca”, e, para quem cria peixes como eu criei por vários anos, sabe que isso é verdade... Então vamos para os fatos: Os peixes morrem pela boca porque falam muito? Por acaso, vocês já viram um peixe falar? Pelo menos eu sou sensato e nunca vi...

Mas então, por qual razão? Os peixes não têm instinto de saciedade: comem, comem, comem, comem, até morrer... Não param de comer... É sério... Ora, uma pessoa que só cobra atitude, que só cobra dos outros, só cobra opiniões, só cobra carinho, é uma pessoa carente e que nada faz pelo seu parceiro e por ninguém: Faz como o peixe que só come, come, come... E acaba explodindo de tanto comer...

Todos nós devemos pensar em fazer o bem, ter ação, tanto homens quanto mulheres, em vez de te só cobranças. O pior mal é o mau agradecimento pelo que as pessoas fazem, pelo esforço delas de fazer uma boa ação, de dar uma orientação, entre outras coisas...

Por isso, não sejamos como os peixes, ingratos, que só cobram e nada fazem... Os peixes são tão egoístas que só botam para dentro e não botam nada para fora... São tão egoístas que nada partilham, não falam, não agem: só cobram e só botam para dentro...

Se pelo menos os peixes falassem, não seriam tão ingratos... Seria pelo menos um esforço, tenham em mente isso... Nem mesmo os peixes sabem vender a si mesmos, o que devemos ao menos nos esforçar para fazermos esse crucial papel...

Moral da estória: Os peixes morrem pela boca não por uma questão de falar muito ou por verborragia, mas por inércia, pela passividade. A vida nos cobra pró-ação para que não morramos pela boca...