Semeando e Colhendo

Reflita.

Hoje li um texto que falava de abandono. Um texto bonito e comovente, mas que a mim não comoveu.

Talvez eu seja dura demais. Talvez minha alma não seja grande o bastante para me emocionar com aquelas palavras ali narradas. Colocaram até fundo musical para torná-las mais tocantes. Confesso que não me tocaram, na verdade me deixaram irritada. Irrita-me a hipocrisia humana.

O texto falava de uma senhora bastante idosa que acabara de ser enterrada, sozinha e abandonada em um asilo. O texto chamava a refletir; refletir sobre o abandono de mães e pais em asilo. Sei que devem mesmo existir filhos malvados e mal agradecidos, mas pensei em como o texto coloca sobre os ombros das pessoas um peso, uma cobrança... E nem sempre se consegue fazer justiça.

Fiquei pensando o que levaria uma pessoa a ficar completamente só no final de sua vida, sem amigos, sem a visita de nenhum filho ou neto.

Lembrei então da arrogância e prepotência de alguns que conheço e não me admiraria se esses fossem abandonados em asilos na velhice.

Concordo com aquela célebre passagem bíblica que diz que aquilo que o homem semear, certamente colherá.

É na juventude que devemos semear nosso futuro. Se ele será solitário ou não, depende de como tratamos as pessoas agora. É quando não precisamos de ninguém que devemos nos achegar aos outros. É quando nossos netos são crianças que os cativamos. Crianças precisam de tão pouco para se afeiçoar a nós... Basta lhes darmos um pouquinho de nosso tempo, uns minutinhos para brincar com elas e as conquistamos para sempre.

Mas as pessoas estão sempre tão ocupadas, com o nariz tão empinado que não enxergam os que estão abaixo. Elas se esquecem que não são eternas.

Não entendem que é quando as pessoas precisam delas que elas têm a chance de plantar em seus corações. Os corações das pessoas são duros quando estão saudáveis e estáveis financeiramente. E não é só a dinheiro que me refiro, é em importar-se, dar valor, valorizar quem se sente sem valor. É tratar bem e ser amável, deixar a pessoa confortável, se sentindo amparada e acolhida. Acolher quem está precisando é a semente mais fértil que existe. Ser amável para ser amado.

Para ser amada é preciso ser amável. Ouvi isso uma vez e fiquei pensando nessa palavra, amável. Algo que é passível de ser amado. Algo que se pode amar.

Quando se escuta que alguém é amável, pensa-se logo que essa pessoa é gentil.

E é esse mesmo o sentido. Quer ser amado? Seja gentil com as pessoas. Com todas as pessoas, principalmente com aquelas que precisam de você. Aquelas que nada têm a lhe oferecer, aquela miserável, aquela que teve azar na vida, aquela que não deu certo, aquela que está passando necessidade e que vai precisar que você divida com ela sua sorte e felicidade.

Felicidade é uma semente, que ao se dividir se multiplica. E que ao guardar para si apodrece.

Divida sua felicidade de hoje para que ela se multiplique amanhã.

Plante atenção e carinho hoje e colherá no futuro.

Eu não me iludo se está só é porque não soube semear a amizade. Não ficam sós aqueles que um dia tiveram a generosidade de ajudar.

Sempre haverá alguém pronto a devolver o favor prestado, a ajuda oferecida no momento de necessidade.

Já percebeu como é gratificante dar algo que a pessoa não possua? Como ficam agradecidas e valorizam o que receberam?

Em contrapartida se dermos um precioso presente aquele que possuem muitos outros, será apenas mais um em meio a muitos. O valor será insignificante.

Assim é a vida, de nada adianta procurar os netos depois que estiverem crescidos e bem sucedidos em suas carreiras. Eles não terão nada que lembrar, não estará cativo ao seu coração.

É quando estão brincando descalços, famintos e sujos que devem ser cativados. Com um pequeno gesto de carinho, uma pequenina atenção.

Quer receber visitas na velhice e ser importante na vida de alguém?

Seja importante na vida dela agora que ela precisa de você e você não precisa dela. Um dia isso vai se reverter e você corre o risco de estar sozinha.

Não tenho pena de todos os velhinhos abandonados em asilos, nem todos souberam semear.